Economia cultural e usos do território [recurso eletrônico] : a reconfiguração do circuito audiovisual de São Paulo
Eduardo Augusto Wellendorf Sombini
TESE
Português
T/UNICAMP So52e
[Cultural economy and uses of the territory]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (254 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: Esta tese investiga a reconfiguração do circuito audiovisual da metrópole de São Paulo ao longo das duas últimas décadas, centrando a análise nas transformações da produção independente engendradas pela Lei da TV Paga (12.485/2011). Em diálogo com a literatura sobre as dinâmicas territoriais...
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Resumo: Esta tese investiga a reconfiguração do circuito audiovisual da metrópole de São Paulo ao longo das duas últimas décadas, centrando a análise nas transformações da produção independente engendradas pela Lei da TV Paga (12.485/2011). Em diálogo com a literatura sobre as dinâmicas territoriais da economia cultural, desenvolvida na geografia econômi-ca e em campos correlatos, e com a teorização sobre circuitos espaciais produtivos e cír-culos de cooperação no espaço, o trabalho parte de uma caracterização que ressalta as redes interfirmas e interpessoais com vínculos fortes, transações intensas e enraizamento territorial determinante que constituem o circuito audiovisual. A tese sustenta que, em redes dessa natureza, a coexistência espacial e a coesão relacional de empresas e traba-lhadores, forjadas pelo regime de trabalho por projetos, impulsionam a emergência de sensibilidades estéticas compartilhadas e regras tácitas, que se imbuem nas obras audio-visuais. Embora preocupada com a produção audiovisual na escala metropolitana, a pes-quisa busca incorporar os nexos extralocais que a moldam, como a formação de conglo-merados norte-americanos de entretenimento e mídia a partir da década de 1980, corpo-rações que têm atuação intensa no país, e a construção da nova ordem jurídico-institucional e da arquitetura de financiamento do cinema e da televisão nos anos 2000 e 2010. A tese conclui que a reserva de mercado para empresas nacionais na televisão por assinatura e o aumento expressivo dos recursos investidos pelo Fundo Setorial do Audi-ovisual permitiram a expansão da produção independente em São Paulo, bem como a especialização de suas empresas, e que a copresença espacial permanece decisiva para apreender a ação de produtoras e profissionais do setor
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Abstract: This thesis investigates the reconfiguration of the audiovisual circuit of the metropolis of São Paulo over the last two decades, focusing on the transformations in independent production triggered by the Pay TV Law (12.485/2011). Drawing on the literature on the territorial dynamics of...
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Abstract: This thesis investigates the reconfiguration of the audiovisual circuit of the metropolis of São Paulo over the last two decades, focusing on the transformations in independent production triggered by the Pay TV Law (12.485/2011). Drawing on the literature on the territorial dynamics of the cultural economy, developed in economic geography and re-lated fields, and on the theoretical approach to productive spatial circuits and circles of cooperation in space, the work is based on a characterization that highlights the inter-firm and interpersonal networks, with strong ties, intense transactions, and decisive terri-torial rooting, which constitute the audiovisual circuit. The thesis argues that, in such networks, the spatial coexistence and the relational cohesion of companies and workers, shaped by the project-based work regime, drive the emergence of shared aesthetic sen-sibilities and tacit rules, which are imbued in audiovisual oeuvres. Although concerned with audiovisual production on the metropolitan scale, the research seeks to incorporate the extralocal nexuses that shape it, such as the formation of North American entertain-ment and media conglomerates since the 1980s, corporations that have a strong presence in Brazil, and the establishment of the new legal-institutional order and financing archi-tecture for cinema and television in the 2000s and 2010s. The thesis concludes that the market quota for national pay TV companies and the significant increase in resources in-vested by the Audiovisual Sector Fund have allowed independent production to expand in São Paulo, as well as the specialization of its firms, and that spatial co-presence remains decisive for grasping the actions of production companies and professionals in the sec-tor
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Aberto
Silva, Adriana Maria Bernardes da, 1967-
Orientador
Paes, Maria Tereza Duarte, 1961-
Avaliador
Antas Junior, Ricardo Mendes
Avaliador
Tozi, Fabio, 1978-
Avaliador
Economia cultural e usos do território [recurso eletrônico] : a reconfiguração do circuito audiovisual de São Paulo
Eduardo Augusto Wellendorf Sombini
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