Bacharelado em violino e o preparo para a docência do instrumento [recurso eletrônico] : caminhos para a inclusão de formação pedagógica
Marina Maugeri Santos
TESE
Português
T/UNICAMP Sa59b
[Bachelor's degreee in violin and preparation for teaching the instrument]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (173 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Emerson Luiz de Biaggi, Adriana do Nascimento Araujo Mendes
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho tem como tema central a formação de bacharéis para a docência do instrumento proporcionada pelas universidades brasileiras. O trabalho teve como recorte a formação dos alunos de bacharelado em violino. Nossas hipóteses iniciais eram que o curso de bacharelado em instrumento não...
Ver mais
Resumo: Este trabalho tem como tema central a formação de bacharéis para a docência do instrumento proporcionada pelas universidades brasileiras. O trabalho teve como recorte a formação dos alunos de bacharelado em violino. Nossas hipóteses iniciais eram que o curso de bacharelado em instrumento não dá aos alunos bacharéis a formação necessária para se prepararem para a docência, e que são necessárias disciplinas específicas de pedagogia do instrumento para desenvolver tal preparo. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo oferecer uma proposta de inclusão de formação pedagógica, por meio de disciplinas específicas sobre o assunto, para os alunos de bacharelado em violino de universidades brasileiras que ainda não possuem esse tipo de formação. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado em três etapas. A primeira etapa constituiu-se no estudo da bibliografia de referência, que não só nos auxiliou na fundamentação teórica, mas também durante as outras etapas da pesquisa e desenvolvimento do seu produto final. Na segunda etapa foi realizada uma pesquisa curricular, por meio de questionários online com professores de violino de universidades públicas brasileiras, buscando cursos que incluem formação pedagógica para os graduandos no bacharelado em violino. Essa etapa tinha o intuito de coletar dados sobre: quantidade de cursos de bacharelado em violino que possuem formação para docência; opinião dos professores universitários sobre a importância deste tipo de formação; e informações sobre disciplinas já existentes para o desenvolvimento de um modelo de disciplina de pedagogia do violino. A terceira etapa contou com a realização de disciplinas teste sobre pedagogia de cordas friccionadas, realizadas no Instituto de Artes da Unicamp, com a intenção de experimentar conteúdos e formatos possíveis para uma disciplina de pedagogia do violino e/ou de cordas friccionadas. Como resultado e produto final do trabalho, não chegamos a um modelo específico de disciplina, entretanto, a uma proposta para a construção de disciplinas de pedagogia do instrumento. Nesta proposta consideramos seis aspectos que são essenciais de serem considerados no momento de elaboração de uma disciplina de pedagogia do instrumento: a ressignificação da docência do instrumento; escolha do conteúdo abordado na disciplina; prática de ensino; quantidade de semestres para a disciplina; professores responsáveis pela disciplina e sua formação; público alvo da disciplina
Ver menos
Abstract: This work has as its central theme the training of bachelors to teach instrument classes provided by Brazilian universities. The work focused on the training of bachelor's degree students in violin. Our initial hypotheses were that the bachelors instrument course does not provide bachelor...
Ver mais
Abstract: This work has as its central theme the training of bachelors to teach instrument classes provided by Brazilian universities. The work focused on the training of bachelor's degree students in violin. Our initial hypotheses were that the bachelors instrument course does not provide bachelor students with the necessary training to prepare for teaching, and that specific instrument pedagogy disciplines are necessary to develop such preparation. Thus, this work aimed to offer a proposal for the inclusion of pedagogical training, through specific disciplines on the subject, for bachelor's students in violin at Brazilian universities who still do not have this type of training. The development of the research was carried out in three stages. The first stage consisted in the study of the bibliography reference, which not only helped us in the theoretical foundation, but also during the other stages of the research and development of its final product. In the second stage, a curricular research was carried out, through online questionnaires with violin teachers from Brazilian public universities, seeking courses that include pedagogical training for undergraduate violin students. This step was intended to collect data on: the number of bachelor's degree courses in violin that have training for teaching; opinion of university professors on the importance of this type of training; and information on existing disciplines for the development of a violin pedagogy discipline model. The third stage involved test disciplines on pedagogy of rubbed strings, held at the Arts Institute at Unicamp, with the intention of experimenting possible contents and formats for a pedagogy course on the violin and/or pedagogy of rubbed strings. As a result and final product of the work, we did not arrive at a specific discipline model, however, at a proposal for the construction of instrument pedagogy disciplines. In this proposal, we consider six aspects that are essential to be considered when creating an instrument pedagogy discipline: the redefinition of teaching the instrument; choice of content addressed in the course; teaching practice; number of semesters for the discipline; teachers responsible for the subject and its training; target audience of the discipline
Ver menos
Aberto
Biaggi, Emerson Luiz de, 1961-
Orientador
Mendes, Adriana do Nascimento Araujo, 1965-
Coorientador
Reis, Adonhiran, 1982-
Avaliador
Amato, Luiz Britto Passos
Avaliador
Andrade, Edson Queiroz de
Avaliador
Bacharelado em violino e o preparo para a docência do instrumento [recurso eletrônico] : caminhos para a inclusão de formação pedagógica
Marina Maugeri Santos
Bacharelado em violino e o preparo para a docência do instrumento [recurso eletrônico] : caminhos para a inclusão de formação pedagógica
Marina Maugeri Santos