Quem é quem na redação do vestibular Unicamp [recurso eletrônico] : a construção da máscara discursiva
Vinicius Sacaro Perin
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP P418q
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (63 p.) : digital, arquivo PDF.
Orientador: Márcia Rodrigues de Souza Mendonça
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas,
Resumo: presente trabalho tem como objetivo principal investigar o funcionamento e a construção da máscara discursiva dentro dos textos dos candidatos do Vestibular Unicamp (VU). Para tanto, consideramos nesta pesquisa a perspectiva defendida em Koch (2021), Marchuschi (2006) de que a língua é tida...
Ver mais
Resumo: presente trabalho tem como objetivo principal investigar o funcionamento e a construção da máscara discursiva dentro dos textos dos candidatos do Vestibular Unicamp (VU). Para tanto, consideramos nesta pesquisa a perspectiva defendida em Koch (2021), Marchuschi (2006) de que a língua é tida enquanto uma atividade interacional, na qual o autor e o leitor devem ser vistos enquanto estrategistas na interação proporcionada pela linguagem. Logo, esses sujeitos, ao realizarem escolhas significativas dentre as múltiplas possibilidades que a língua oferece, passam a ser construídos na tessitura textual. Consequentemente, em cada discurso, os sujeitos se despem de quem são e assumem uma nova vestimenta/identidade. É justamente esse despir-se e vestir-se de uma nova imagem que consolidamos, neste trabalho, enquanto máscara discursiva. Baseado na teoria bakhtiniana de gênero do discurso e nas considerações feitas por Geraldi (1997) sobre gêneros, consideramos essa construção de uma identidade como elemento central no desenvolvimento da interlocução, a qual se faz presente e essencial a todos os gêneros do discurso, porém com intensidades distintas em cada enunciação. É diante dessas considerações que a presente pesquisa foca em iniciar uma definição do conceito de máscara discursiva empregado pela banca avaliadora do VU, o qual pode ser associado a uma imbricação entre um papel social assumido pelo candidato e uma cenografia, parte constituinte, segundo Maingueneau (2019) apud. Chinaglia (2020), de um ethos discursivo. Além disso, por meio da análise de textos acima da média, buscamos identificar o processo de construção das imagens solicitadas pelas propostas do VU 2020 e os consequentes recursos linguísticos utilizados para a consolidação dessa imagem
Ver menos
Abstract: The present work has as its main objective to investigate the functioning and development of the discursive mask within the essays of the candidates of Unicamp's entrance exam. Therefore, in this research, we consider the perspective defended by Koch (2021), Marchuschi (2006) that language...
Ver mais
Abstract: The present work has as its main objective to investigate the functioning and development of the discursive mask within the essays of the candidates of Unicamp's entrance exam. Therefore, in this research, we consider the perspective defended by Koch (2021), Marchuschi (2006) that language is seen as an interactional activity, in which the author and reader must be seen as strategists in the interaction provided by the language. Hence these subjects, when making significant choices among the multiple possibilities that the language offers, begin to be constructed in the textual weaving. Consequently, in each discourse, the subjects undress who they are and assume a new outfit/identity. It is precisely this undressing and dressing in a new image that we consolidate as a discursive mask. Based on the Bakhtinian theory of discourse genre and the considerations made by Geraldi (1997) on genres, we consider this construction of an identity as a central element in the development of interlocution, which is present and essential to all discourse genres, but with different intensities in each utterance. It is in light of these considerations that this research focuses on starting a definition of the concept of discursive mask used by the Unicamp's entrance exam review board, which can be associated with an overlap between a social role assumed by the candidate and a scenography, a constituent part, according to Maingueneau (2019) apud. Chinaglia (2020), of a discursive ethos. In addition, through the analysis of above-average essays, sought to identify the process of construction of the images requested by Unicamp's entrance exam in 2020 and the consequent linguistic resources used to consolidate this image
Ver menos
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Quem é quem na redação do vestibular Unicamp [recurso eletrônico] : a construção da máscara discursiva
Vinicius Sacaro Perin
Quem é quem na redação do vestibular Unicamp [recurso eletrônico] : a construção da máscara discursiva
Vinicius Sacaro Perin