A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro [recurso eletrônico] : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia
Helenice Aparecida Ricardo
TESE
Português
T/UNICAMP R357f
[Indigenous teacher education in the Alto Rio Negro]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (297 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Roberto Greco, Waldir Ferreira de Abreu
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: Esta tese é um estudo etnográfico decolonial sobre o desafio da práxis intercultural crítica nas disciplinas de Geografia da Licenciatura Formação de Professores Indígenas (FPI) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM). Buscamos fundamentar as análises,...
Ver mais
Resumo: Esta tese é um estudo etnográfico decolonial sobre o desafio da práxis intercultural crítica nas disciplinas de Geografia da Licenciatura Formação de Professores Indígenas (FPI) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM). Buscamos fundamentar as análises, acerca das interações ocorridas, através das perspectivas dos professores indígenas, elaborando com e junto deles, outros parâmetros para as disciplinas de Geografia. As perspectivas decoloniais foram relevantes para compreendermos a luta indígena por uma formação fundamentada na interculturalidade crítica, incluindo os olhares dos professores indígenas, seu fazer pedagógico e suas experiências com a práxis docente e alertando para as ameaças da interculturalidade funcional. As análises das narrativas dos professores indígenas indicam a aprovação da interculturalidade crítica, o comprometimento com a transformação da realidade social nas comunidades com protagonismo indígena e o reconhecimento da importância da Geografia nesse processo. Entendemos, portanto, que os estudos decoloniais contribuem sobremaneira para a formação de professores indígenas trazendo elementos importantes para a compreensão do contexto da formação de professores indígenas e para o exercício da práxis intercultural em Geografia, possibilitando "outras" interações fundamentadas na valorização das culturas indígenas no que diz respeito aos aspectos geográficos e espaciais
Ver menos
Abstract: This thesis is a decolonial ethnographic study on the challenge of critical intercultural praxis in the Geography disciplines of the Indigenous Teacher Training Program (FPI) at the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas (FACED/UFAM). We aim to underpin the analyses of...
Ver mais
Abstract: This thesis is a decolonial ethnographic study on the challenge of critical intercultural praxis in the Geography disciplines of the Indigenous Teacher Training Program (FPI) at the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas (FACED/UFAM). We aim to underpin the analyses of the interactions that occur through the perspectives of indigenous teachers, collaborating with them to develop alternative parameters for Geography courses. Decolonial perspectives have been crucial in understanding the indigenous struggle for education grounded in critical interculturality, encompassing the views of indigenous teachers, their pedagogical practices, and experiences with teaching praxis, while also highlighting the threats of functional interculturality. Analyses of indigenous teachers' narratives indicate approval of critical interculturality, commitment to transforming social realities in communities with indigenous agency, and recognition of the importance of Geography in this process. Therefore, we understand that decolonial studies significantly contribute to the training of indigenous teachers, providing crucial insights into the context of indigenous teacher education and the exercise of intercultural praxis in Geography. This enables "other" interactions based on the appreciation of indigenous cultures, especially concerning geographical and spatial aspects
Ver menos
Aberto
Greco, Roberto, 1973-
Orientador
Abreu, Waldir Ferreira
Coorientador
Nogueira, Amélia Regina Batista
Avaliador
Luciano, Gersem José dos Santos
Avaliador
Corazza, Rosana Icassatti, 1968-
Avaliador
Oliveira, Regina Célia de, 1971-
Avaliador
A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro [recurso eletrônico] : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia
Helenice Aparecida Ricardo
A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro [recurso eletrônico] : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia
Helenice Aparecida Ricardo