Anti-educação! [recurso eletrônico] : Uma ecosofia da educação libertária
Rafael Moraes Limongelli
TESE
Português
T/UNICAMP L629a
[Anti-education!]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (268 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A educação anarquista tem uma longa trajetória histórico-político-social que atravessa as experiências sindicais do século XVIII até as lutas contemporâneas em inúmeros contextos pelo planeta. Seus tecedores e tecedoras, experimentalistas, a partir destas experiências, produziram filosofias...
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Resumo: A educação anarquista tem uma longa trajetória histórico-político-social que atravessa as experiências sindicais do século XVIII até as lutas contemporâneas em inúmeros contextos pelo planeta. Seus tecedores e tecedoras, experimentalistas, a partir destas experiências, produziram filosofias das suas práticas. O objetivo geral desta tese é localizar princípios geradores, apontados por Silvio Gallo, destas filosofias da educação libertária e atualizar alguns de seus conceitos a partir da ecosofia, desenvolvida por Félix Guattari. Este objetivo geral se divide em objetivos específicos, sendo: a) cartografar os princípios geradores da educação libertária e os componentes de uma prática ecosófica; b) friccionar estes universos conceituais, aparentemente inconciliáveis, pois partem de epistemologias distintas, para produzir uma ecosofia da educação libertária. Para tanto, na tese eu articulo um conjunto de autoras e autores do pensamento libertário, tais como Proudhon, Bakunin, Kropotkin, Reclus, Michel, Goldman, Ferrer y Guardia, Adelino de Pinho, João Penteado, Maria Lacerda de Moura, Juana Buela, Maria Antonia Soares, Maria Angelina Soares, entre outras; com autores da anarquia contemporânea, como René Scherer, Jaime Cubero, José Maria Carvalho Ferreira, Silvio Gallo, Edson Passetti, Rodrigo Rosa, Fernanda Grigolin, Camila Jourdan, Acácio Augusto, entre outras. Estes conjuntos de pensamentos libertários serão friccionados com um plano de escritos ecosóficos, através do pensamento de Félix Guattari, Suely Rolnik, Ana Godinho Gil, Alexandre Filordi, Gilles Deleuze, Larissa Drigo, entre outros. A pesquisa desta tese se deu através de um método cartográfico, conceitualizado por Guattari, Kastrup, Benevides e Passos, que articulam um plano teórico-conceitual sobre o método que estou bosquejando através do conceito de percurso-viagem. Um percurso-viagem afirma a abolição da relação sujeito-objeto, implica o pesquisador como força ativa no plano que está investigando - deixando vazar afetações e transformações entre si, transformando a pesquisa em intervenção (ação direta) ética e política. A hipótese desta tese é que a ecosofia se articula enquanto um campo de consistência para a educação anarquista contemporânea, atualizando conceitos como sujeito, ciência, história, trabalho, revolução, etc. Para tanto, elaborei o conceito anti-educação como operador e chave de leitura de uma prática ecosófica na educação anarquista. A hipótese é que uma anti-educação poderia ser constituída através de um conjunto de forças insurgentes que agencia três planos: a educação, o anarquismo e a ecosofia
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Abstract: Anarchist education has a long historical-political-social trajectory which goes through the syndical experiences of the 18th century up to the contemporary struggles in countless contexts around the planet. Its weavers, experimentalists, from those experiences, have developed philosophies...
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Abstract: Anarchist education has a long historical-political-social trajectory which goes through the syndical experiences of the 18th century up to the contemporary struggles in countless contexts around the planet. Its weavers, experimentalists, from those experiences, have developed philosophies of its practices. The general objective of this thesis is to locate the main principles, pointed out by Silvio Gallo, of those philosophies of libertarian education and to update some of its concepts based on the ecosophy developed by Félix Guattari. This general goal is divided in specific goals: a) to cartograph the main principles of libertarian education and the components of an ecosophical practice; b) to rub these conceptual universes, apparently irreconcilable, because they start from distinct epistemologies, to produce an ecosophy of libertarian education. To do so, in this thesis I articulate a set of authors of libertarian thought, such as Proudhon, Bakunin, Kropotkin, Reclus, Michel, Goldman, Ferrer y Guardia, Adelino de Pinho, João Penteado, Maria Lacerda de Moura, Juana Buela, Maria Antonia Soares, Maria Angelina Soares, among others; with authors of contemporary anarchy, such as René Scherer, Jaime Cubero, José Maria Carvalho Ferreira, Silvio Gallo, Edson Passetti, Rodrigo Rosa, Fernanda Grigolin, Camila Jourdan, Acácio Augusto, among others. Those sets of libertarian thoughts will be rubbed together a plan of ecosophical writings, through the thoughts of Félix Guattari, Suely Rolnik, Ana Godinho Gil, Alexandre Filordi, Gilles Deleuze, Larissa Drigo, among others. The research for this thesis was carried out through a cartographic method, conceptualized by Guattari, Kastrup, Benevides and Passos, who articulates a theoretical plan about the method. I am exploring the concept of journey-path as a method. A journey-path affirms the abolition of the subject-object relationship, implies the researcher as an active force in the plane of investigation - letting affections and transformations leak out from each other, transforming research into ethical and political intervention (direct action). The hypothesis of this thesis is that ecosophy articulates itself as a plan of consistency for contemporary anarchist education, updating concepts such as subject, science, history, work, revolution, etc. To this end, I have elaborated the concept of anti-education as an operator and key to reading an ecosophical practice in anarchist education. The hypothesis is that an anti-education could be constituted through a set of insurgent forces that act on three levels: education, anarchism and ecosophy
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Aberto
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-
Orientador
Carvalho, Alexandre Filordi de
Avaliador
Monteiro, Alexandrina, 1965-
Avaliador
Gil, Ana Godinho
Avaliador
Ferreira, Jose Maria Carvalho
Avaliador
Anti-educação! [recurso eletrônico] : Uma ecosofia da educação libertária
Rafael Moraes Limongelli
Anti-educação! [recurso eletrônico] : Uma ecosofia da educação libertária
Rafael Moraes Limongelli