Sofrimento mental nos trabalhadores da saúde mental [recurso eletrônico] : um olhar da gestão
Eliza Piazzetta Carniato
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C217s
[Mental distress in mental health workers]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (115 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Sergio Roberto de Lucca
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
Resumo: Ao longo da história, o trabalho passou por mudanças notáveis, impactando diretamente a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. Neste contexto ocupacional, sabe-se que a gestão desempenha um papel importante na promoção da saúde mental dos trabalhadores. Na área da saúde, o gestor lida com...
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Resumo: Ao longo da história, o trabalho passou por mudanças notáveis, impactando diretamente a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. Neste contexto ocupacional, sabe-se que a gestão desempenha um papel importante na promoção da saúde mental dos trabalhadores. Na área da saúde, o gestor lida com aspectos técnicos e administrativos, enfrentando desafios ligados ao processo de saúde e doença. O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos gestores de equipes de saúde mental de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em um município de São Paulo, sobre o sofrimento mental dos trabalhadores dessas equipes, contextualizando o ambiente de trabalho. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 9 gestores dos Centros de Atenção Psicossocial III e Álcool e Drogas. A primeira etapa envolveu entrevistas individuais gravadas, abordando o processo de trabalho em saúde mental e as relações com a equipe, com foco na percepção da gestão sobre o adoecimento psíquico dos profissionais. A segunda etapa consistiu em análise das entrevistas e organização em grupos temáticos. Foram identificadas oito categorias de análise, abrangendo competências de gestão, conflitos gestor-equipe, sinais de sofrimento mental, fatores psicossociais relacionados ao trabalho, processos de trabalho, gestão do coletivo e do individual, dificuldades da administração. Ao longo das análises, foi discutido as características necessárias para o gestor, sua atuação em situações de conflitos interpessoais, percepção de sofrimento entre trabalhadores, estratégias de cuidado e ação com a equipe. Os resultados das entrevistas evidenciam as dificuldades enfrentadas pela gestão e as estratégias por ela adotadas. Há uma convergência de visões sobre o papel do gestor, que abarca a escuta atenta dos trabalhadores, a análise crítica dos processos de trabalho, a manutenção de espaços de diálogo coletivo e a mudança no processo de trabalho, diante de sinais de sofrimento na equipe. Os gestores entrevistados têm formação como trabalhadores da rede, indicando um comprometimento com os princípios da reforma psiquiátrica, e também refletindo em uma gestão mais participativa. Por fim, esta pesquisa contribui para a compreensão do sofrimento mental enfrentado pelos profissionais de saúde mental e do papel desempenhado pela gestão, na promoção da saúde e no enfrentamento dos desafios vivenciados por esses profissionais. Ademais, foram elaborados dois produtos técnicos com o conteúdo das entrevistas
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Abstract: Throughout history, work has undergone changes, that impacted the health and well-being of workers. In occupational context, it is known that management plays an important role in promoting workers' mental health. In the health area, the manager deals with technical and administrative...
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Abstract: Throughout history, work has undergone changes, that impacted the health and well-being of workers. In occupational context, it is known that management plays an important role in promoting workers' mental health. In the health area, the manager deals with technical and administrative aspects, facing challenges linked to the health and disease process. The present work aims to analyze the perception of managers of mental health teams at Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), in a city of São Paulo, about the mental suffering of workers in these teams, contextualizing the work environment. Semi-structured interviews were carried out with 9 managers from the CAPS III and Alcohol and Drugs. The first stage involved recorded individual interviews, approaching the mental health work process and relationships with the team, focusing on management's perception of professionals' mental illness. The second stage consisted of analyzing the interviews and organizing them into thematic groups. Eight categories of analysis were identified: covering management skills, manager-team conflicts, signs of mental suffering, psychosocial factors related to work, work processes, collective and individual management, administration difficulties. Throughout the analyses, the characteristics necessary for the manager were discussed, their performance in situations of interpersonal conflicts, perception of suffering among workers, care strategies and action with the team. The results of the interviews highlight the difficulties faced by management and the strategies adopted by them. There is a convergence of views on the role of the manager, which encompasses attentive listening to workers, critical analysis of work processes, maintaining spaces for collective dialogue and changing the work process, in the face of signs of suffering in the team. The managers interviewed have training as network workers, indicating a commitment to the principles of psychiatric reform, and also reflecting a more participatory management. Finally, this research contributes to the understanding of the mental suffering faced by mental health professionals and the role played by management in promoting health and facing the challenges experienced by these professionals. Furthermore, two technical products were created with the content of the interview
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Eliza Piazzetta Carniato
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