A Yoga Cristã de Padre Haroldo Rahm [recurso eletrônico] : ortoprática e corporeidade
Renan Baptistin Dantas
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP D235y
[The Christian Yoga of Father Haroldo Rahm]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ronaldo Romulo Machado de Almeida
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Criada pelo sacerdote jesuíta Haroldo J. Rahm, a yoga cristã é uma modalidade que intersecciona e traduz noções e movimentos da yoga de origem indiana – como os asanas (posturas físicas), os chakras (centros energéticos corporais), o prana (energia vital), samadhi (estado de consciência...
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Resumo: Criada pelo sacerdote jesuíta Haroldo J. Rahm, a yoga cristã é uma modalidade que intersecciona e traduz noções e movimentos da yoga de origem indiana – como os asanas (posturas físicas), os chakras (centros energéticos corporais), o prana (energia vital), samadhi (estado de consciência divina), etc – para uma prática psicorporal cristã, que neste caso específico tem forte apelo católico, e combina pensamentos e ideias com movimentos corporais. Ela ganhou vida oficialmente em 2007, a partir da publicação do livro "Yoga Cristã e Espiritualidade de Santo Inácio de Loyola", que foi seguida de uma série de retiros e cursos de yoga cristã, que aconteceram praticamente todos os anos desde então, fazendo surgir um movimento coletivo em torno de tal modalidade. A presente dissertação investiga este caso etnograficamente, por meio de observação participante e análise bibliográfica, cujo fio condutor é a trajetória de padre Haroldo, seu criador e difusor. Diante disso, tem como objetivos: compreender como deram-se, até mesmo para além do caso citado, os processos de compatibilização da yoga com o catolicismo; vislumbrar os caminhos internos do catolicismo que abriram espaço para tais compatibilizações, e identificar ao que elas respondem e quais são seus efeitos. Seus caminhos procuram primeiro, destacar a dimensão inventiva da yoga cristã, focando sobretudo nas construções "ortopráticas" realizadas pelos indivíduos, com objetivos de estabilizar incorporações teóricas e práticas da yoga, para o contexto religioso cristão e católico. E segundo, por meio da antropologia fenomenológica e do corpo, dar ênfase a base existencial e corpórea da cultura, observando assim, como a alteridades e noções metafísicas – Deus, Trindade, Espírito Santo, chakras, prana, samadhi, etc – acabam tornando-se objetos culturais através da corporeidade. Por fim, uma das considerações centrais do texto é que a yoga cristã pode ser lida como uma tradição inventada, que incorpora elementos da yoga ao mesmo tempo em que estabelece algum grau de continuidade com práticas cristãs mais antigas, como os Exercícios Espirituais de Santo Inácio e a mística de São João da Cruz e Santa Teresa D’Ávila
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Abstract: Created by the Jesuit priest Haroldo J. Rahm, Christian yoga is a modality that intersects and translates notions and movements of yoga of Indian origin – such as asanas (physical postures), chakras (body energy centers), prana (vital energy), samadhi (state of divine consciousness), etc –...
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Abstract: Created by the Jesuit priest Haroldo J. Rahm, Christian yoga is a modality that intersects and translates notions and movements of yoga of Indian origin – such as asanas (physical postures), chakras (body energy centers), prana (vital energy), samadhi (state of divine consciousness), etc – to a Christian psychocorporal practice, which in this specific case has a strong Catholic appeal, and combines thoughts and ideas with bodily movements. It officially came to life in 2007, with the publication of the book "Christian Yoga and Spirituality of Saint Ignatius of Loyola", which was followed by a series of retreats and Christian yoga courses, which took place practically every year since then, giving a collective movement around this modality. The present dissertation investigates this case ethnographically, through participant observation and bibliographical analysis, whose guiding principle is the trajectory of Father Haroldo, its creator. In view of this, it has the following objectives: to understand how, even beyond the aforementioned case, the processes of compatibility between yoga and Catholicism took place; glimpse the internal paths of Catholicism that opened space for such compatibilizations, and identify what they respond to and what are their effects. Its paths seek first to highlight the inventive dimension of Christian yoga, focusing above all on "orthopractical" constructions carried out by individuals, with the aim of stabilizing theoretical and practical incorporations of yoga, for the Christian and Catholic religious context. And second, through phenomenological and body anthropology, to emphasize the existential and corporeal basis of culture, thus observing how otherness and metaphysical notions – God, Trinity, Holy Spirit, chakras, prana, samadhi, etc. cultural objects through corporeality. Finally, one of the central considerations of the text is that Christian yoga can be read as an invented tradition, which incorporates elements of yoga while establishing some degree of continuity with older Christian practices, such as the Spiritual Exercises of Saint Ignatius and the mystique of São João da Cruz and Santa Teresa D'Ávila
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A Yoga Cristã de Padre Haroldo Rahm [recurso eletrônico] : ortoprática e corporeidade
Renan Baptistin Dantas
A Yoga Cristã de Padre Haroldo Rahm [recurso eletrônico] : ortoprática e corporeidade
Renan Baptistin Dantas