As noções de movimento e criação divina no Le Monde de Descartes [recurso eletrônico] : uma leitura não ocasionalista
Jéssica Kellen Rodrigues
TESE
Português
T/UNICAMP R618n
[The notions of movimento and divine creation in Descartes' Le Monde]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Márcio Augusto Damin Custódio
Tese (doutorado) Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: O propósito dessa pesquisa é investigar a noção de movimento no Le monde de Descartes, com especial atenção para a doutrina da criação ali apresentada. Levanta-se a hipótese de que a doutrina da criação do Le monde vai de encontro às interpretações ocasionalistas da filosofia cartesiana. Os...
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Resumo: O propósito dessa pesquisa é investigar a noção de movimento no Le monde de Descartes, com especial atenção para a doutrina da criação ali apresentada. Levanta-se a hipótese de que a doutrina da criação do Le monde vai de encontro às interpretações ocasionalistas da filosofia cartesiana. Os ocasionalistas propõem que há em Descartes um processo constante de criação, em que Deus intervém constantemente na modificação dos corpos, sendo ele a causa de transferência de movimento de uma parte a outra da matéria. Contudo, parece-nos que a doutrina da criação no Le monde, conjuntamente com a teoria do movimento ali presente, permite-nos contrapor a leitura ocasionalista, na medida em que, nesta obra, Descartes parece apresentar uma causa para transformação dos corpos diferente da causa criadora. Diante disso, pretendemos arguir a favor da hipótese de que a matéria em movimento, criada por Deus, é a causa eficiente das transformações dos corpos, motivo pelo qual Deus não intervém intermitentemente no mundo. Como consequência, encontramos em Descartes um Deus criador, mas não um Deus interventor
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Abstract: This research investigates the notion of movement in Descartes' Le monde, with particular attention to the doctrine of creation delivered there. The article presents the hypothesis that the doctrine of the creation of Le monde goes against the occasionalist interpretations of Cartesian...
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Abstract: This research investigates the notion of movement in Descartes' Le monde, with particular attention to the doctrine of creation delivered there. The article presents the hypothesis that the doctrine of the creation of Le monde goes against the occasionalist interpretations of Cartesian philosophy. Occasionalists suggest that there is in Descartes a constant process of creation, in which God constantly intervenes in the modification of bodies, being the cause of the transference of movement from one part of the matter to another. However, it seems that the doctrine of creation in Le monde, together with the theory of movement presented there, allows opposing the occasionalist reading insofar as, in this work, Descartes seems to offer a cause for the transformation of bodies different from the Creator. We intend to argue in favour of the hypothesis that matter in motion created by God is the efficient cause of the transformations of bodies and, therefore, God does not intervene intermittently in the world. The cause of transformations in bodies is the intrinsic movement of matter. Consequently, we have in Descartes a creator God but not an intervening God
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Custódio, Márcio Augusto Damin, 1970-
Orientador
Évora, Fátima Regina Rodrigues, 1958-
Avaliador
Ferreira, Giorgio Gonçalves, 1982-
Avaliador
Rocha, Ethel Menezes
Avaliador
Battisti, César Augusto
Avaliador
As noções de movimento e criação divina no Le Monde de Descartes [recurso eletrônico] : uma leitura não ocasionalista
Jéssica Kellen Rodrigues
As noções de movimento e criação divina no Le Monde de Descartes [recurso eletrônico] : uma leitura não ocasionalista
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