Políticas linguísticas e educacionais para a pessoa surda [recurso eletrônico] : sentipensando a formação inicial de professores de Português
Gilmara dos Reis Ribeiro
TESE
Português
T/UNICAMP R354p
[Language and educacional policies for the deaf person]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (156 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Cláudia Hilsdorf Rocha
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Constituindo uma tese em formato alternativo, esta pesquisa tem como objetivo central apresentar e discutir as privações sofridas (Rojo, 2006) que emergem na área da educação linguística de surdos, no Brasil, a partir de um enfoque decolonial e transformador perante políticas linguísticas e...
Ver mais
Resumo: Constituindo uma tese em formato alternativo, esta pesquisa tem como objetivo central apresentar e discutir as privações sofridas (Rojo, 2006) que emergem na área da educação linguística de surdos, no Brasil, a partir de um enfoque decolonial e transformador perante políticas linguísticas e práticas educacionais, tomando-se por base, de modo crítico e problematizador, as políticas e respectivos documentos oficiais vigentes que contemplam essa educação, em sua relação e tensão com a literatura da área. A finalidade dessa investigação é, por consequência, constituir um conjunto de princípios que possa orientar a ação docente, em especial a minha, em contextos de formação inicial de professores de Português e, assim, contribuir para que essa formação reflita uma educação linguística ampliada, decolonial e inclusiva, em contexto de surdez. Para isso, incluo neste estudo leis que contemplem tais políticas (Amapá, 2015; Brasil, 2002, 2005, 2009, 2014, 2015, 2020, 2021), verificando se (e como) as concepções de língua/linguagem, surdez, pessoa surda, inclusão e educação bilíngue contribuem com a promoção das colonialidades do ser, do saber e do poder. Considero também publicações, de 2014 a 2022, que tematizem letramentos de surdos e propostas didáticas, para, a partir de um viés problematizador que sentipensa o surdo, construir uma discussão sobre como as propostas didáticas (cor)respondem às políticas linguísticas e educacionais e às concepções mencionadas e colaboram com a promoção de uma educação linguística ampliada, decolonial e inclusiva. Para a construção desse retrato teórico-prático, pauto-me pelo horizonte de uma ontoepistemologia, à luz de Pereira, Freire e Silva (2019), a partir qual sou mobilizada a sentipensar (Moraes; Torre, 2002, 2015) as implicações de tais concepções para a vida social e escolar do meu outro, e inspiro-me em perspectivas decoloniais (Baptista, 2022; Cadilhe, 2020; Cadilhe; Leroy, 2020; De Souza Silva, 2013; Garcés, 2007; Makoni; Pennycook, 2015; Maldonado-Torres, 2007; Mignolo, 2004; Resende, 2019; Rezende, 2020; Walsh, 2013, 2020) e translíngues (Canagarajah, 2017; Cavalcanti; Silva, 2016; García; Cole, 2016; García; Johnson; Seltzer, 2017; García; Li Wei, 2014; Otheguy; García; Reid, 2015, 2018; Severo; Abdelhay; Makoni, 2020; Silva; Santos, 2017; Yip; García, 2018), de forma interrelacionada. Tais horizontes ontoepistemológicos ancoram a discussão proposta e a elaboração de um conjunto de princípios orientadores da ação docente visando confluir com a construção de uma formação docente sentipensante e, por consequência, colaborar com uma educação linguística ampliada (Cavalcanti, 2013; Silva; Santos, 2017), decolonial e inclusiva para as pessoas surdas
Ver menos
Abstract: Constituting a thesis in an alternative format, this research has as its central objective to present and discuss the deprivations suffered (Rojo, 2006) that emerge in the area of language education of deaf, in Brazil, from a decolonial and transformative approach before language policies...
Ver mais
Abstract: Constituting a thesis in an alternative format, this research has as its central objective to present and discuss the deprivations suffered (Rojo, 2006) that emerge in the area of language education of deaf, in Brazil, from a decolonial and transformative approach before language policies and practices educational, taking as a basis, in a critical and problematizing way, the current policies and respective official documents that contemplate this education, in its relation and tension with the literature of the area. The purpose of this investigation is, therefore, to constitute a set of principles that can guide the teaching action, especially mine, in contexts of initial training of Portuguese teachers and, thus, contribute so that this training reflects an expanded linguistic education, decolonial and inclusive, in context of deafness. For this, I include in this study laws that contemplate such policies (Amapá, 2015; Brasil, 2002, 2005, 2009, 2014, 2015, 2020, 2021), verifying if (and how) the conceptions of language, deafness, deaf person, inclusion, and bilingual education contribute to the promotion of colonialities of being, knowledge and power. I also consider publications, from 2014 to 2022, that thematize literacies of deaf and didactic proposals to, from a problematizing bias that "sentipensa" the deaf, build a discussion about how the didactic proposals respond/correspond to linguistic and educational policies and to the mentioned concepts and how collaborate with the promotion of an expanded, decolonial and inclusive language education. For the construction of this theoretical-practical portrait, support me on the horizon of an onto-epistemology, in the light of Pereira, Freire e Silva (2019), from which I am mobilized to "sentipensar" (Moraes; Torre, 2002, 2015) the implications of such conceptions for the social and school life of my other, and I get inspired by decolonial perspectives (Baptista, 2022; Cadilhe, 2020; Cadilhe; Leroy, 2020; De Souza Silva, 2013; Garcés, 2007; Makoni; Pennycook, 2015; Maldonado-Torres, 2007; Mignolo, 2004; Resende, 2019; Rezende, 2020; Walsh, 2013, 2020) and translingual (Canagarajah, 2017; Cavalcanti; Silva, 2016; García; Cole, 2016; García; Johnson; Seltzer, 2017; García; Li Wei, 2014; Otheguy; García; Reid, 2015, 2018; Severo; Abdelhay; Makoni, 2020; Silva; Santos, 2017; Yip; García, 2018), in an interrelated way. Such onto-epistemological horizons anchor the discussion and the elaboration of a set of guiding principles of teaching action aimed at converging with the construction of a "sentipensante" teacher training and, consequently, collaborating with an expanded (Cavalcanti, 2013; Silva; Santos, 2017), decolonial and inclusive language education for deaf people
Ver menos
Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
Orientador
Silva, Ivani Rodrigues, 1955-
Avaliador
Nogueira, Aryane Santos, 1986-
Avaliador
Cabello, Janaina, 1982-
Avaliador
Santos, Maria Elena Pires, 1949-
Avaliador
Políticas linguísticas e educacionais para a pessoa surda [recurso eletrônico] : sentipensando a formação inicial de professores de Português
Gilmara dos Reis Ribeiro
Políticas linguísticas e educacionais para a pessoa surda [recurso eletrônico] : sentipensando a formação inicial de professores de Português
Gilmara dos Reis Ribeiro