Orfeu cultuado, Brasil venerado [recurso eletrônico] : a educação orfeônica na cidade de Campinas entre as décadas 1930 e 1970
André Araujo de Oliveira
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP OL4o
[Worshiped Orpheus, venerated Brazil]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (109 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria Cristina Menezes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O objetivo da presente dissertação de mestrado foi o de realizar uma investigação histórica acerca das práticas de ensino e aprendizagem de Canto Orfeônico, sobretudo a partir do levantamento de manuais utilizados na antiga Escola Normal de Campinas (atual EE "Carlos Gomes") entre as décadas...
Ver mais
Resumo: O objetivo da presente dissertação de mestrado foi o de realizar uma investigação histórica acerca das práticas de ensino e aprendizagem de Canto Orfeônico, sobretudo a partir do levantamento de manuais utilizados na antiga Escola Normal de Campinas (atual EE "Carlos Gomes") entre as décadas de 1930 e 1970, considerando que a instituição em questão possuiu diversas denominações. Os principais objetos contemplados na pesquisa são os livros escolares (manuais, cancioneiros, livros de música e de exercícios musicais) contidos na biblioteca histórica da EE "Carlos Gomes", na qual o CIVILIS (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania) vem atuando há mais de vinte anos, realizando trabalhos de preservação, de investigação, de descrição e de difusão. Estes materiais dão pistas das práticas dos sujeitos escolares relacionadas à disciplina Canto Orfeônico. Neste sentido, o trabalho se baseou nos referenciais teórico-metodológicos da história cultural, que abrange a história da leitura e das práticas, e da cultura escolar, a qual abarca os estudos sobre o patrimônio histórico-educativo. No que tange às ponderações a respeito das concepções de música que são referenciadas no texto, pode-se dizer que partem de bibliografias nas quais as obras musicais são relacionadas à sociedade, de modo que se articulam à história cultural. A perspectiva descolonial também foi apontada enquanto uma reflexão importante, tendo em vista que a escolarização brasileira possuiu e ainda possui traços coloniais profundos marcados pelo eurocentrismo
Ver menos
Abstract: The objective of this master's thesis was to carry out a historical investigation about the teaching and learning practices of Orfeonic Singing in Campinas city, mainly from the survey of manuals used in the former Escola Normal de Campinas (current EE "Carlos Gomes" ) between the 1930s...
Ver mais
Abstract: The objective of this master's thesis was to carry out a historical investigation about the teaching and learning practices of Orfeonic Singing in Campinas city, mainly from the survey of manuals used in the former Escola Normal de Campinas (current EE "Carlos Gomes" ) between the 1930s and 1970s, considering that the institution in question had several names. The main objects contemplated in the research are the school books (manuals, songbooks, music books and musical exercises) contained in the historical library of the EE "Carlos Gomes", in which CIVILIS (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania) has been operating for over twenty years, carrying out preservation, investigation, description and dissemination work. These materials give clues to the practices of school subjects related to the subject Orpheonic Singing. In this sense, the work was based on the theoretical-methodological references of cultural history, which covers the history of reading and practices, and of school culture, which includes studies on the historical-educational heritage. With regard to the considerations regarding the conceptions of music that are referenced in the text, it can be said that they start from bibliographies in which musical works are related to society, in a way that they are articulated to cultural history. The decolonial perspective was also pointed out as an important reflection, considering that Brazilian schooling had and still has deep colonial traits marked by eurocentrism
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Menezes, Maria Cristina, 1958-
Orientador
Rocha, inês de Almeida
Avaliador
Moraes, Ricardo Gaiotto de, 1981-
Avaliador
Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-
Avaliador
Orfeu cultuado, Brasil venerado [recurso eletrônico] : a educação orfeônica na cidade de Campinas entre as décadas 1930 e 1970
André Araujo de Oliveira
Orfeu cultuado, Brasil venerado [recurso eletrônico] : a educação orfeônica na cidade de Campinas entre as décadas 1930 e 1970
André Araujo de Oliveira