Desenho como processo de compreensão da arquitetura [recurso eletrônico]
Raissa Araujo Rodrigues
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R618d
[Drawing as a process of understanding architecture]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (172 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Daniel de Carvalho Moreira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Resumo: O desenho é considerado, dentre suas inúmeras funções, um importante meio de comunicação para o arquiteto. Desde o auxílio na concepção dos projetos, até a representação final, é capaz de interpretar ideias mentais e externalizá-las. Por ser adotado como meio de comunicação, a presente...
Ver mais
Resumo: O desenho é considerado, dentre suas inúmeras funções, um importante meio de comunicação para o arquiteto. Desde o auxílio na concepção dos projetos, até a representação final, é capaz de interpretar ideias mentais e externalizá-las. Por ser adotado como meio de comunicação, a presente pesquisa pretende enfatizá-lo como um processo para compreensão da arquitetura e partiu de uma revisão bibliográfica que buscou apresentar o panorama dos seus conceitos e funções e aproximá-lo à disciplina arquitetônica. Com base nas dimensões de análise delimitadas na fundamentação teórica e com o objetivo de explorar métodos de introdução do desenho à mão nas práticas de ensino da disciplina, foi apresentado o método utilizado pelo professor Joaquín Lorda Iñarra (1955-2016), que partia do desenho como instrumento ativo de investigação. Com base nesse método, foi desenvolvido o exercício que conformou o estudo de caso desta pesquisa: o Glossário. Aplicado nas disciplinas teóricas "AU091 - Fundamentos da Arquitetura I" e "AU092 - Fundamentos da Arquitetura II" da Universidade Estadual de Campinas, durante os anos de 2020 e 2021, tinha o objetivo de não só fornecer alternativas de ensino e avaliação ao período de pandemia mundial devido ao Covid-19 em que estavam inseridas as disciplinas, mas também de utilizar o desenho à mão como instrumento de investigação e análise dos elementos arquitetônicos estudados. A partir de um enunciado textual fornecido pelo docente, e do conteúdo didático transmitido durantes as aulas, os alunos tinham de representar graficamente os elementos em questão. Obteve-se um conjunto de desenhos produzidos durantes as disciplinas, no qual foi aplicado uma ferramenta de análise com o intuito de investigar a influência do desenho no processo de aprendizagem, que se baseou na análise e nas inter-relações entre os aspectos isolados e contextualizados dos desenhos. Como resultado, obteve-se uma análise gráfica qualitativa, com o desenvolvimento de fichas resumo, que auxiliaram na compreensão da evolução dos alunos no decorrer das disciplinas e em um diagrama de fluxos, que possibilitou representar graficamente as suas escolhas para a execução do conjunto de desenhos obtido
Ver menos
Abstract: Architectural drawing is considered an important means of communication for the architect, among its many functions. From assisting in the conception of projects to the design development, drawing is capable of interpreting mental ideas and externalizing them. As a means of communication,...
Ver mais
Abstract: Architectural drawing is considered an important means of communication for the architect, among its many functions. From assisting in the conception of projects to the design development, drawing is capable of interpreting mental ideas and externalizing them. As a means of communication, this research aims to emphasize it as a process of understanding architecture and started from a bibliographical review that aims to present an overview of its concepts and functions and bring it closer to the architectural discipline. Based on the dimensions of analysis delimited in this research and with the aim of exploring methods of introducing hand drawing into architectural teaching practices, the method used by Professor Joaquín Lorda Iñarra (1955-2016) was presented, which started from drawing as an active instrument of investigation. Based on this method, the exercise that constituted the case study of this research was developed: the Glossary. During the years 2020 and 2021, it was applied in the theoretical disciplines "AU091 - Fundamentals of Architecture I" and "AU092 - Fundamentals of Architecture II" at Universidade Estadual de Campinas, with the aim not only of providing teaching and evaluation alternatives for the period of global pandemic due to Covid-19, but also of using hand-drawing as a tool for investigating and analyzing the architectural elements studied. Based on a textual statement provided by the teacher, and the didactic content transmitted during classes, students had to graphically represent the elements requested. Was obtained a set of drawings produced during the disciplines, to which an analysis tool was applied with the aim of investigating the influence of drawing on the learning process and which was based on the analysis and interrelationships between isolated and contextualized aspects of the drawings. With the development of summary sheets and a flow diagram, a qualitative graphical analysis was obtained, which helped in understanding the students' evolution throughout the discipline and made it possible to graphically represent their choices for executing the set of drawings obtained
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Desenho como processo de compreensão da arquitetura [recurso eletrônico]
Raissa Araujo Rodrigues
Desenho como processo de compreensão da arquitetura [recurso eletrônico]
Raissa Araujo Rodrigues