Ensino remoto de fisiologia neuromuscular com jogo educacional digital [recurso eletrônico] : percepção de graduandos da área da saúde
Karina Reche Casale
TCC
Português
TCC/UNICAMP C261e
Piracicaba, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso on-line (38 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Fernanda Klein Marcondes
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Resumo: Para auxiliar na compreensão e integração da Fisiologia das sinapses, contração muscular e sistema nervoso autônomo, foi desenvolvida a versão impressa do jogo educacional "Integrando Sinapse, Contração Muscular e Sistema Nervoso Autônomo", que vinha sendo utilizado em cursos da área da...
Ver mais
Resumo: Para auxiliar na compreensão e integração da Fisiologia das sinapses, contração muscular e sistema nervoso autônomo, foi desenvolvida a versão impressa do jogo educacional "Integrando Sinapse, Contração Muscular e Sistema Nervoso Autônomo", que vinha sendo utilizado em cursos da área da saúde, em atividade em grupo, antes da pandemia de COVID-19. Este jogo é composto por duas fases envolvendo uma tabela e perguntas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção de alunos de graduação em Odontologia, Medicina e Biologia sobre a versão digital deste jogo educacional, desenvolvida e utilizada durante o ensino remoto. Os alunos foram divididos em equipes. Um aluno acessava o link do jogo e compartilhava a tela do seu computador. O aspecto colaborativo do jogo envolvia mover as cartas e responder às perguntas por meio de discussão em grupo e consenso. Posteriormente os alunos responderam se esta atividade foi útil para sua aprendizagem, em uma escala tipo Likert (1 a 5), justificando sua reposta. As médias das respostas foram 4,61±0,65, 4,59±0,70 e 4,63±0,62, respectivamente nos cursos de Odontologia, Medicina e Biologia. As razões dadas pela maioria dos alunos foram que o jogo ajudou na compreensão do tema, permitiu aprender em grupo e tornou o ambiente mais agradável. As médias altas e o feedback positivo dos alunos indicam que a versão digital do jogo não foi apenas útil, mas também agradável. Isso sugere que a gamificação foi uma ferramenta valiosa no ensino remoto, ajudando os estudantes a compreender tópicos desafiadores e promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo
Ver menos
Abstract: To assist in understanding and integrating the Physiology of synapses, muscle contraction and the autonomic nervous system, a printed version of the educational game "Integrating Synapse, Muscle Contraction and Autonomic Nervous System" was developed, and had been used in health courses,...
Ver mais
Abstract: To assist in understanding and integrating the Physiology of synapses, muscle contraction and the autonomic nervous system, a printed version of the educational game "Integrating Synapse, Muscle Contraction and Autonomic Nervous System" was developed, and had been used in health courses, in group activity, before the COVID-19 pandemic. This game consists of two phases involving a table and questions. This research aimed to evaluate the perception of Dentistry, Medicine and Biology students about the digital version of the educational, developed and used during remote teaching. Students were divided into teams. One student accessed the game link and shared their computer screen. The collaborative aspect of the game involved moving the cards and answering questions through group discussion and consensus. Students were asked to rate the usefulness of the digital version on a Likert-like scale (1 to 5) and provide justifications for their responses. The mean responses were 4.61±0.65, 4.59±0.70 and 4.63±0.62, respectively in the Dentistry, Medicine and Biology courses. The reasons given by most students were that the game helped them understand the topic, allowed them to learn in groups and made the environment more pleasant. The high mean responses and the positive feedback from students indicate that the digital version of the game was not only useful but also enjoyable. This suggests that gamification can be a valuable tool in remote teaching, helping students grasp challenging topics and fostering a collaborative learning environment
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Ensino remoto de fisiologia neuromuscular com jogo educacional digital [recurso eletrônico] : percepção de graduandos da área da saúde
Karina Reche Casale
Ensino remoto de fisiologia neuromuscular com jogo educacional digital [recurso eletrônico] : percepção de graduandos da área da saúde
Karina Reche Casale