Cegueira botânica e zoochauvinismo no ensino de biologia [recurso eletrônico] : um estudo da literatura científica e de livros didáticos
Gabriel Piassa
TESE
Português
T/UNICAMP P573c
[Plant blindness and zoochauvinism in biology teaching]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (239 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: André Olmos Simões, Jorge Megid Neto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Resumo: O ensino de Botânica no Brasil comumente é categorizado como desestimulante, limitado e desconectado do cotidiano dos alunos. Muitos professores se prendem exclusivamente a um ensino baseado em Livros Didáticos (LD), os quais podem ser desatualizados e tendenciosos, dificultando a...
Ver mais
Resumo: O ensino de Botânica no Brasil comumente é categorizado como desestimulante, limitado e desconectado do cotidiano dos alunos. Muitos professores se prendem exclusivamente a um ensino baseado em Livros Didáticos (LD), os quais podem ser desatualizados e tendenciosos, dificultando a construção de conhecimentos pelos estudantes. Este cenário contribui para um desinteresse e menor apreço pelo estudo das plantas, produzindo uma compreensão errônea de que elas são menos importantes que outros grupos de seres vivos, como os animais. Estimular essa visão inadequada reforça o que se denomina Zoochauvinismo (ZCH), Cegueira Botânica (CB) ou Negligência Botânica (NB). A tendência generalizada de se considerar plantas seres inferiores aos animais configura o ZCH e, quando somos incapazes de notar as plantas em seu cenário natural e/ou reconhecer sua real importância, estamos nos referindo à CB ou NB. Nesse contexto, esta tese teve por objetivos: (1) analisar trabalhos acadêmico-científicos que tenham tratado dos conceitos de CB, NB e ZCH em situações de ensino e aprendizagem nos vários níveis de ensino, discutindo concepções de pesquisadores sobre estes conceitos; (2) analisar a presença ou ausência de noções e abordagens que corroborem a CB, NB ou ZCH em coleções didáticas de Biologia de ensino médio, verificando como a Botânica e a Zoologia são abordadas de modo integrado a outras áreas no sentido de reforço ou não aos temas; e (3) discutir, com base na literatura científica e na análise das coleções, como o Ensino de Biologia pode ser abordado numa perspectiva temática e integrada de modo a se evitar o reforço aos conceitos de CB, NB e ZCH. No estudo da literatura, selecionamos 20 artigos disponíveis nos sites de busca Google Acadêmico, SciELO e CAPES, analisando-os segundo o nível de ensino e as estratégias de pesquisa adotadas. O estudo dos LD foi realizado de acordo com os princípios da Análise de Conteúdo, tendo como corpus documental cinco coleções didáticas selecionadas dentre as dez coleções aprovadas no PNLD/2018. Foi investigado o tratamento dado, em textos, imagens e atividades das coleções, aos conteúdos de Botânica e de Zoologia nos respectivos capítulos específicos ou nos capítulos dedicados a Evolução, Genética e Ecologia. Os resultados mostraram que as atividades práticas propiciam melhores resultados ao serem aplicadas em qualquer nível de ensino escolar quando se intenta prevenir a CB, NB e ZCH. Nos LD, notamos que a maior discrepância e desintegração dos conteúdos de Botânica e Zoologia, encontra-se junto aos capítulos de Evolução, sinalizando para a necessidade de reformular as abordagens dessa área nos LD. Foram discutidos mecanismos para prevenir e evitar a propagação dos conceitos de CB, NB e ZCH nos processos de ensino e aprendizagem escolar e nos LD. Por fim, discutimos a abordagem integrada e temática das diferentes áreas da Biologia no ensino escolar dessa disciplina, como meio de favorecer o equilíbrio de percepções e compreensões das plantas e animais no estudo dos diversos ambientes
Ver menos
Abstract: Botany teaching in Brazil is commonly categorized as discouraging, limited and disconnected from students' daily lives. Teachers often stick exclusively to Textbooks, which can be outdated and biased, making it difficult for students to build knowledge. This scenario contributes to a lack...
Ver mais
Abstract: Botany teaching in Brazil is commonly categorized as discouraging, limited and disconnected from students' daily lives. Teachers often stick exclusively to Textbooks, which can be outdated and biased, making it difficult for students to build knowledge. This scenario contributes to a lack of interest and less appreciation for the study of plants, producing the misunderstanding that they are less important than other groups of living beings, such as animals. Stimulating this inadequate view reinforces Zoochauvinism (ZCH), Plant Blindness (PB) or Botany Neglect (BN). The widespread tendency to consider plants to be inferior to animals configures ZCH, whilst PB or BN define the inability to notice plants in their natural setting and/or recognize their real importance. In this context, this thesis had the following objectives: (1) analyze academic-scientific studies that have dealt with the concepts of PB, BN and ZCH in teaching and learning situations at various levels of education, discussing researchers' conceptions about these terms; (2) to analyze the presence or absence of approaches that corroborate PB, BN or ZCH in didactic collections of high school Biology, verifying the approach of Botany and Zoology integrated with other areas and the possible reinforcement of these themes; and (3) to discuss, based on the scientific literature and collections analysis, how Biology teaching can be approached from a thematic and integrated perspective in order to avoid reinforcement of PB, BN and ZCH concepts. We selected 20 articles available on Google Scholar, SciELO and CAPES search engines for literature analysis, assessing them according to the educational level and the research strategies adopted. The textbooks analysis was conducted following the principles of Content Analysis, with five out of ten didactic collections selected among the ones approved in the PNLD/2018. We analyzed the approach in texts, images and activities of Botany and Zoology contents in specific chapters or in chapters dedicated to Evolution, Genetics and Ecology. The results showed that practical activities provide better results when trying to prevent PB, BN and ZCH at any level of education. In textbooks, we noticed that the greatest discrepancy and lack of integration of Botany and Zoology contents is found in Evolution chapters, highlighting the need to reformulate the approaches in this area. We discussed mechanisms to prevent and avoid the propagation of PB, BN and ZCH concepts in teaching and learning processes and in textbooks. Finally, we discussed the integrated and thematic approach of the different areas of Biology for this discipline, as a means of favoring the balance of perceptions and understanding of plants and animals in the study of different environments
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Simões, André Olmos, 1975-
Orientador
Megid Neto, Jorge, 1958-
Coorientador
Ursi, Suzana
Avaliador
Rink, Juliana, 1980-
Avaliador
Sano, Paulo Takeo
Avaliador
Forni-Martins, Eliana Regina, 1957-
Avaliador
Cegueira botânica e zoochauvinismo no ensino de biologia [recurso eletrônico] : um estudo da literatura científica e de livros didáticos
Gabriel Piassa
Cegueira botânica e zoochauvinismo no ensino de biologia [recurso eletrônico] : um estudo da literatura científica e de livros didáticos
Gabriel Piassa