Muito além do ingresso [recurso eletrônico] : permanência e inclusão de estudantes indígenas na Unicamp
Arthur Pereira Lima dos Reis
TCC
Português
TCC/UNICAMP R277m
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso on-line (59 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Marko Synésio Alves Monteiro e Rosana Icassatti Corazza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: Apesar do aumento recente nas taxas de ingresso de estudantes indígenas nas universidades públicas brasileiras, persistem numerosos desafios enfrentados por essa população no ambiente acadêmico. Este trabalho tem como objetivo analisar a permanência e inclusão dos graduandos indígenas na...
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Resumo: Apesar do aumento recente nas taxas de ingresso de estudantes indígenas nas universidades públicas brasileiras, persistem numerosos desafios enfrentados por essa população no ambiente acadêmico. Este trabalho tem como objetivo analisar a permanência e inclusão dos graduandos indígenas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica abordando o histórico dos povos originários no Brasil, a educação indígena brasileira e, mais especificamente, a situação dos indígenas na Unicamp após a implementação do Vestibular Indígena. Posteriormente, aplicou-se um questionário contendo perguntas quantitativas e qualitativas para elaborar um perfil demográfico dos graduandos e coletar suas opiniões sobre a jornada acadêmica nesta instituição. A metodologia de 'análise de conteúdo' foi empregada para a análise dos resultados qualitativos. Por fim, são notados ainda muitos desafios, principalmente com relação à representatividade indígena no corpo de docentes e pesquisadores, o racismo constante enfrentado pelos alunos e aspectos financeiros da vida universitária.
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Abstract: A pesar del reciente aumento en las tasas de ingreso de estudiantes indígenas en las universidades públicas brasileñas, persisten numerosos desafíos enfrentados por esta población en el ámbito académico. Este trabajo tiene como objetivo analizar la permanencia e inclusión de los...
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Abstract: A pesar del reciente aumento en las tasas de ingreso de estudiantes indígenas en las universidades públicas brasileñas, persisten numerosos desafíos enfrentados por esta población en el ámbito académico. Este trabajo tiene como objetivo analizar la permanencia e inclusión de los estudiantes indígenas en la Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Inicialmente, se llevó a cabo una revisión bibliográfica que abordó la historia de los pueblos originarios en Brasil, la educación indígena brasileña y, más específicamente, la situación de los indígenas en la Unicamp después de la implementación del Vestibular Indígena. Posteriormente, se aplicó un cuestionario con preguntas cuantitativas y cualitativas para elaborar un perfil demográfico de los estudiantes y recopilar sus opiniones sobre la experiencia académica en esta institución. Se empleó la metodología de 'análisis de contenido' para analizar los resultados cualitativos. Finalmente, se observan aún muchos desafíos, especialmente en cuanto a la representatividad indígena en el cuerpo docente e investigador, el constante racismo enfrentado por los estudiantes y los aspectos financieros de la vida universitaria
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Muito além do ingresso [recurso eletrônico] : permanência e inclusão de estudantes indígenas na Unicamp
Arthur Pereira Lima dos Reis
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Arthur Pereira Lima dos Reis