Sururu de Capote [recurso eletrônico] : o baixo elétrico de Sizão Machado nos sambas de Djavan
Bruno de Oliveira e Lemos Coppini
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C795s
[Sururu de Capote]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (169 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Leandro Barsalini
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar os padrões e nuances das linhas de baixo no samba a partir da performance de Sizão Machado em álbuns do início da carreira de Djavan. Além das transcrições e análises de seis sambas gravados por Sizão entre 1980 e 1982, utilizamos para efeito...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar os padrões e nuances das linhas de baixo no samba a partir da performance de Sizão Machado em álbuns do início da carreira de Djavan. Além das transcrições e análises de seis sambas gravados por Sizão entre 1980 e 1982, utilizamos para efeito de comparação gravações de discos anteriores de Djavan feitas pelo baixista Luizão Maia, considerado uma referência neste gênero. Além de ambos terem grande relevância no cenário da música popular brasileira, a comparação entre performances com características peculiares e contrastantes mostrou-se de grande valia. Posteriormente, discutimos em que medida e de que maneira concepções distintas de condução no baixo podem alterar o resultado de uma gravação, a partir do plano sonoro assumido pelo instrumento, alternando-se entre plano de fundo da canção ou assumindo um papel de maior protagonismo
Ver menos
Abstract: This work aims to identify the patterns and nuances of samba bass lines from the performance of Sizão Machado in albums from the beginning of Djavan's career. In addition to the transcription and analysis of six sambas recorded by Sizão between 1980 and 1982, we used, for comparison...
Ver mais
Abstract: This work aims to identify the patterns and nuances of samba bass lines from the performance of Sizão Machado in albums from the beginning of Djavan's career. In addition to the transcription and analysis of six sambas recorded by Sizão between 1980 and 1982, we used, for comparison purposes, recordings of previous albums by Djavan made by bassist Luizão Maia, considered a reference in this genre. In addition to both having great relevance in the Brazilian popular music scene, the comparison between performances with peculiar and contrasting characteristics proved to be of great value. Subsequently, we discuss the extent and ways different conceptions of bass conduction can alter the result of a recording given the role the instrument assumes, alternating between the background of the song or a more prominent role
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Sururu de Capote [recurso eletrônico] : o baixo elétrico de Sizão Machado nos sambas de Djavan
Bruno de Oliveira e Lemos Coppini
Sururu de Capote [recurso eletrônico] : o baixo elétrico de Sizão Machado nos sambas de Djavan
Bruno de Oliveira e Lemos Coppini