O currículo cultural de educação física no ensino médio e suas potencialidades em contexto pandêmico [recurso eletrônico]
André Marchesi Berselli
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B46c
[The cultural curriculum of physical education in secondary schools and its potential in a pandemic context]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Mario Luiz Ferrari Nunes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Este estudo tem como objetivos observar e analisar aulas de Educação Física no Ensino Médio, ancoradas pelo Currículo Cultural, a fim de perceber como se dá o seu acontecimento, quais as práticas discursivas que são produzidas em meio às relações de poder que governam condutas e, também,...
Ver mais
Resumo: Este estudo tem como objetivos observar e analisar aulas de Educação Física no Ensino Médio, ancoradas pelo Currículo Cultural, a fim de perceber como se dá o seu acontecimento, quais as práticas discursivas que são produzidas em meio às relações de poder que governam condutas e, também, compreender processos que se estabelecem, como problematização, transgressão e ampliação dos discursos de uma determinada representação de prática corporal. Para tanto, realizou-se uma autoetnografia no período de um semestre letivo. Entende-se autoetnografia a partir de Santos (2017) como narrativa pessoal da experiência vivida pelo autor da pesquisa, descrevendo e criticando as crenças culturais, práticas e experiências; reconhecendo e valorizando as relações do pesquisador com os outros sujeitos da pesquisa e visando uma autorreflexão entre o pessoal e o político, o sujeito e o social, o micro e o macro. As análises se deram a partir de referenciais pós-estruturais e de ferramentas conceituais discutidas em Michel Foucault, como representação, poder e governamentalidade. As observações e análises empreendidas propiciaram diversas reflexões e análises, tais como: desconstrução de discursos por parte dos alunos sobre representações e reconstrução de outros, mais abertos à diferença, durante a tematização; possível transgressão dos limites da disciplina de Educação Física, que se aproximou de temas para além das práticas corporais; a relevância de vozes externas à escola em atividades de ampliação dos saberes discentes. Essa autoetnografia também operou como uma ‘tecnologia do eu’ docente, pois atuou no processo de constituição de sua identidade e de novas subjetividades durante essa experiência
Ver menos
Abstract: This study aims to observe and analyze high school Physical Education classes, anchored by the Cultural Curriculum, in order to understand how they happen, which discursive practices are produced in the midst of the power relations that govern conduct, and also to understand processes that...
Ver mais
Abstract: This study aims to observe and analyze high school Physical Education classes, anchored by the Cultural Curriculum, in order to understand how they happen, which discursive practices are produced in the midst of the power relations that govern conduct, and also to understand processes that are established, such as problematization, transgression and expansion of the discourses of a particular representation of bodily practice. To this end, an autoethnography was carried out over the course of one academic semester. Autoethnography is understood from Santos (2017) as a personal narrative of the experience lived by the author of the research, describing and criticizing cultural beliefs, practices and experiences; recognizing and valuing the researcher's relationships with the other subjects of the research and aiming at a self-reflection between the personal and the political, the subject and the social, the micro and the macro. The analysis was based on post-structural references and conceptual tools discussed by Michel Foucault, such as representation, power and governmentality. The observations and analyses undertaken led to a number of reflections and analyses, such as: the deconstruction of discourses on representations by the students and the reconstruction of others, more open to difference, during the thematization; possible transgression of the limits of the Physical Education discipline, which approached themes beyond body practices; the relevance of voices from outside the school in activities to broaden the scope of the subject; the importance of voices from outside the school in activities to expand students' knowledge. This autoethnography also operated as a 'technology of the self' for teachers, as it acted in the process of constituting their identity and new subjectivities during this experience
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
O currículo cultural de educação física no ensino médio e suas potencialidades em contexto pandêmico [recurso eletrônico]
André Marchesi Berselli
O currículo cultural de educação física no ensino médio e suas potencialidades em contexto pandêmico [recurso eletrônico]
André Marchesi Berselli