Elza Soares, as mulheres do fim do mundo e a Pedagogia Feminista [recurso eletrônico]
Mayara de Oliveira Peres
TCC
Português
TCC/UNICAMP P415e
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso on-line (93 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Débora Mazza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa teve como proposta responder à pergunta: Existe uma Pedagogia Feminista em Elza Soares quanto ao seu processo de constituir-se como uma cantora na sociedade brasileira? Para responder a esta questão realizamos uma revisão bibliográfica por meio da leitura da biografia de Elza...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa teve como proposta responder à pergunta: Existe uma Pedagogia Feminista em Elza Soares quanto ao seu processo de constituir-se como uma cantora na sociedade brasileira? Para responder a esta questão realizamos uma revisão bibliográfica por meio da leitura da biografia de Elza Soares (Camargo, 2019), escuta e visualização atenta de entrevistas, podcast e documentários - totalizando 6h31min de audiovisual, completado por artigos, dissertações, teses e livros sobre Elza Soares e a Pedagogia Feminista, culminando numa pesquisa exploratória que utiliza da epistemologia e metodologia científica feminista para análise. Com isso, foi possível reconhecer como que a cantora fez da sua imagem um símbolo da história de luta das mulheres e do povo negro, mesmo sendo cerceada por um ideário machista e patrimonialista. Além disso, a pesquisa apontou a chance de se pensar sobre a existência da Pedagogia Feminista através da arte, das resistências performáticas e, do uso da voz e do corpo como estratégias metodológicas e fazeres feministas
Ver menos
Abstract: This research aimed to answer the question: Is there a Feminist Pedagogy in Elza Soares in terms of her process of becoming a singer in Brazilian society? To answer this question, we carried out a bibliographic review by reading Elza Soares' biography (Camargo, 2019), listening to and...
Ver mais
Abstract: This research aimed to answer the question: Is there a Feminist Pedagogy in Elza Soares in terms of her process of becoming a singer in Brazilian society? To answer this question, we carried out a bibliographic review by reading Elza Soares' biography (Camargo, 2019), listening to and carefully viewing interviews, podcasts and documentaries - totaling 6h31min of audiovisual, completed by articles, dissertations, theses and books about Elza Soares and Feminist Pedagogy, culminating in exploratory research that uses feminist epistemology and scientific methodology for analysis. With that, it was possible to recognize how the singer turned her image into a symbol of the history of women's and black people's struggles, even though it was surrounded by a chauvinist and patrimonialist ideology. In addition, the research pointed out an opportunity to think about the existence of Feminist Pedagogy through art, performative resistances and the use of the voice and body as methodological strategies and feminist actions
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Elza Soares, as mulheres do fim do mundo e a Pedagogia Feminista [recurso eletrônico]
Mayara de Oliveira Peres
Elza Soares, as mulheres do fim do mundo e a Pedagogia Feminista [recurso eletrônico]
Mayara de Oliveira Peres