Estratégias de promoção e mediação da leitura de uma biblioteca multinível [recurso eletrônico] : estudo de caso do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Bragança Paulista - IFSP/BRA
Fabiana Natalia Macedo de Camargo
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C14e
[Strategies for promoting and mediating reading in a multilevel library]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (132 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Rosemary Passos
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O hábito da leitura é uma prática essencial para o desenvolvimento da aprendizagem humana; as prerrogativas de uma boa leitura ainda são investigadas por muitos teóricos. No Brasil, políticas públicas incentivam e fomentam a prática da leitura e a criação de espaços apropriados para isso -...
Ver mais
Resumo: O hábito da leitura é uma prática essencial para o desenvolvimento da aprendizagem humana; as prerrogativas de uma boa leitura ainda são investigadas por muitos teóricos. No Brasil, políticas públicas incentivam e fomentam a prática da leitura e a criação de espaços apropriados para isso - como é o caso das bibliotecas. No caso de uma Biblioteca Multinível, além do seu espaço físico estrutural, torna-se necessário movimentos estratégicos que determinem um maior envolvimento entre o ambiente biblioteca/profissional bibliotecário com o corpo docente, discente, administrativo e a comunidade externa, de modo que, através de relacionamentos e interações, a biblioteca se integre ao projeto e processo pedagógico dos cursos e programas oferecidos pela instituição, especificamente no que tange à mediação e à promoção da leitura. O presente estudo teve como objetivo geral realizar um diagnóstico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, câmpus Bragança Paulista (IFSP-BRA) e da sua Biblioteca Multinível no intuito de sugerir estratégias de mediação da leitura que favorecessem o aumento da usabilidade do acervo. Como objetivos específicos, o estudo pretendeu identificar os fatores que pudessem promover e estimular o hábito da leitura, tornando a biblioteca visível à comunidade leitora da instituição. A pesquisa utilizou o método de estudos de caso, elaborando e aplicando um questionário para coletar as impressões de professores envolvidos na amostra da pesquisa. Além do questionário, realizou-se levantamento de dados estatísticos no sistema Pergamum, no qual conseguimos identificar o perfil dos usuários leitores e constatar suas demandas e sugestões relacionadas à participação da biblioteca no contexto do IFSP-BRA. A partir dos resultados obtidos do relatório diagnóstico, identificamos a necessidade de sugerir a implementação de novas estratégias de mediação de leitura que possam ser aplicadas em outros Institutos Federais, bem como em outras bibliotecas, proporcionando aos profissionais e serviços oferecidos na Biblioteca Multinível a oportunidade de reflexão, através das pesquisas realizadas, reforçando o papel colaborativo dos bibliotecários no processo de ensino e aprendizagem, assim como estabelecendo parceria com os professores, e maior interação e integração entre os profissionais bibliotecários, sempre com foco na formação profissional e valorização humana de todo o corpo acadêmico da comunidade dos Institutos Federais
Ver menos
Abstract: The habit of reading is an essential practice for the development of human learnincg; the prerogatives of good reading are still investigated by many theorists. In Brazil, public policies encourage and foster the practice of reading and the creation of appropriate spaces for it- as is the...
Ver mais
Abstract: The habit of reading is an essential practice for the development of human learnincg; the prerogatives of good reading are still investigated by many theorists. In Brazil, public policies encourage and foster the practice of reading and the creation of appropriate spaces for it- as is the case of libraries. In the case of a Multilevel Library, in addition to its structural physical space, strategic movements are needed that determine greater involvement between the library/professional librarian environment with the faculty, students, administrative and external community, so that, through of relationships and interactions, the library is integrated into the project and pedagogical process of the courses and programs offered by the institution, specifically with regard to mediation and promotion of reading. The present study had as general objective of carrying out a diagnosis of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo, Bragança Paulista Campus (IFSP-BRA) and its Multilevel Library in order to suggest reading mediation strategies that would favor the increase in the usability of the collection. As specific objectives, this studyaimed at identifying the factors that could promote and encourage the habit of reading, making the library visible to the reading community of the institution. The research was underpinned by a case study method, in which data was collected through a questionnaire which aimed to collect the impressions of the teachers who are involved in the research sample.In addition to the questionnaire, a survey of statistical data was carried out in the Pergamum system, in which we were able to identify the profile of the reader users and verify their demands and suggestions related to the participation of the library in the context of the IFSP-BRA. Based on the results obtained from the diagnostic report, we identified the need to suggest the implementation of new reading mediation strategies that can be applied in other Federal Institutes as well as in other libraries, providing professionals and services offered in the Miltilevel Library the opportunity for reflection, through the research carried out, reinforcing the collaborative role of librarians in the teaching-learning process, as well as establishing a partnership with teachers, and greater interaction and integration among professional librarians, always focusing on professional training and human enhancement of the entire academic body of the community of Federal Institutes
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Estratégias de promoção e mediação da leitura de uma biblioteca multinível [recurso eletrônico] : estudo de caso do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Bragança Paulista - IFSP/BRA
Fabiana Natalia Macedo de Camargo
Estratégias de promoção e mediação da leitura de uma biblioteca multinível [recurso eletrônico] : estudo de caso do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Bragança Paulista - IFSP/BRA
Fabiana Natalia Macedo de Camargo