Inteligência artificial, pós-humanismo e educação : entre o simulacro e a assemblagem
Marcelo El Khouri Buzato
ARTIGO
Português
[Artificial intelligence, post-humanism and education]
Resumo: Argumenta-se contra a personalização de agentes de inteligência artificial (IA) generativas baseadas em modelos de linguagem natural tais como ChatGPT e Bard. Propõe-se que projetar "humanidade" nesse tipo de artefato é uma forma de apego antropocêntrico improdutivo educacionalmente;...
Ver mais
Resumo: Argumenta-se contra a personalização de agentes de inteligência artificial (IA) generativas baseadas em modelos de linguagem natural tais como ChatGPT e Bard. Propõe-se que projetar "humanidade" nesse tipo de artefato é uma forma de apego antropocêntrico improdutivo educacionalmente; sugere-se, como alternativa, o modelo da assemblagem cognitiva (novo inconsciente) de Katherine Hayles, no qual cognições técnicas (não-conscientes) produzem modos de atenção-reconhecimento que têm agencia moral e política, mas não se confundem com consciências humanas. Explica-se a projeção de uma teoria da mente no artefato a partir do arcabouço da pós-fenomomenlogia e adverte-se que nem demonizar a inteligência artificial, nem tratar esses simulacros como inteligências de facto, "empodera" o humano, mas apenas reencena versões progressivamente mais reducionistas do humano idealizado do humanismo. Urge que se utilieze de forma mais transparente as articulações entre consciência e modos não-humanos de atenção-reconhecimento para que tanto estudantes IAs não se tornem cada vez menos "inteligentes"
Ver menos
Abstract: Na argument is put forward against personifying generative artificial intelligence (AI) agents based on natural language models such as ChatGPT and Bard. It is proposed that projecting "humanity" onto this type of artifact is a form of educationally unproductive anthropocentric attachment;...
Ver mais
Abstract: Na argument is put forward against personifying generative artificial intelligence (AI) agents based on natural language models such as ChatGPT and Bard. It is proposed that projecting "humanity" onto this type of artifact is a form of educationally unproductive anthropocentric attachment; Katherine Hayles' model of cognitive assembly (new unconscious) is proposed as na alternative, in which technical (non-conscious) cognitions produce modes of attention-recognition that have moral and political agency, but are not to be confused with human consciousness. The projection of a theory of mind onto the artifact is explained through a post-phenomomenoloical framework and it is warned that neither demonizing artificial intelligence, nor treating these simulacra as de facto intelligence "empowers" the human, but only reenacts progressively more reductionist versions of the idealized humanista human. It is urgent to use in a more transparent way the articulations between consciousness and non-human modes of awareness so that neither students nor AI become less and less "intelligent"Discursive practices of/in LGBT+ Life Thinking
Ver menos
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQ
312906/2020-0
Aberto
Inteligência artificial, pós-humanismo e educação : entre o simulacro e a assemblagem
Marcelo El Khouri Buzato
Inteligência artificial, pós-humanismo e educação : entre o simulacro e a assemblagem
Marcelo El Khouri Buzato
Fontes
Dialogia n. 4 esp: educação híbrida: desafios e vitórias, n. art. e23906, p. 1-11, jan./abr. 2023 |