O booktube no processo de formação de leitores : análise de duas vídeo-resenhas sobre o romance a vegetariana
Giulia Yumi Tonhi Hashimoto, Dayane Celestino de Almeida
ARTIGO
Português
[Booktube in the process of readers formation]
Agradecimentos: Este trabalho é resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre setembro de 2021 e agosto de 2022, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com financiamento de modalidade "Pesquisa...
Ver mais
Agradecimentos: Este trabalho é resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre setembro de 2021 e agosto de 2022, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com financiamento de modalidade "Pesquisa SAE". Assim, agradecemos à Pró-Reitoria de pesquisa da Unicamp e ao Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) pela oportunidade
Ver menos
Resumo: O universo de vídeo-resenhas literárias na plataforma YouTube é conhecido como booktube, e os influenciadores digitais que as apresentam como booktubers. Eles têm sido importantes propulsores da leitura e da formação de leitores nos últimos anos. A pesquisa que deu origem a este trabalho...
Ver mais
Resumo: O universo de vídeo-resenhas literárias na plataforma YouTube é conhecido como booktube, e os influenciadores digitais que as apresentam como booktubers. Eles têm sido importantes propulsores da leitura e da formação de leitores nos últimos anos. A pesquisa que deu origem a este trabalho teve como objetivo analisar duas vídeo-resenhas literárias sobre o romance coreano A Vegetariana, de Han Kang, disponíveis nos canais "Ler antes de morrer", de Isabella Lubrano, e "Tiny Little Things", de Tatiana Feltrin. Empregando o percurso gerativo do sentido, advindo da metodologia da semiótica francesa (GREIMAS; COURTÉS, 1979), analisou-se a forma como a obra é resumida nessas resenhas, procurando depreender quais elementos do romance as influenciadoras escolheram apresentar e qual é o papel desses elementos no sentido global de cada resenha. Além disso, foi feita uma comparação entre os vídeos, a fim de verificar quais são as estratégias de convencimento empregadas por cada booktuber, que procuram conferir ao enunciatário um "querer-ler" ou um "não-querer-ler" a obra em questão
Ver menos
Abstract: The universe of literary video-reviews on the YouTube platform is known as BookTube and the digital influencers that present them, as "booktubers". They have been important drivers of reading and readers formation in recent years. The research, which originated this paper, aimed to analyze...
Ver mais
Abstract: The universe of literary video-reviews on the YouTube platform is known as BookTube and the digital influencers that present them, as "booktubers". They have been important drivers of reading and readers formation in recent years. The research, which originated this paper, aimed to analyze two literary video-reviews on the Korean novel The Vegetarian, by Han Kang, available on the channels "Ler antes de morrer", by Isabella Lubrano, and "Tiny Little Things", by Tatiana Feltrin. Using the generative process, derived from the methodology of French semiotics (GREIMAS; COURTÉS, 1979), this work has analyzed the way the chosen book was summarized in these video-reviews, trying to understand which elements of the novel the influencers present and what is the role of such elements in the global sense of each review. In addition, the video-reviews were compared to verify which are the persuasion strategies employed by each "booktuber", who seek to give the enunciatee a "want-to-read" or a "not-want-to-read" the novel
Ver menos
Aberto
O booktube no processo de formação de leitores : análise de duas vídeo-resenhas sobre o romance a vegetariana
Giulia Yumi Tonhi Hashimoto, Dayane Celestino de Almeida
O booktube no processo de formação de leitores : análise de duas vídeo-resenhas sobre o romance a vegetariana
Giulia Yumi Tonhi Hashimoto, Dayane Celestino de Almeida
Fontes
CASA: cadernos de semiótica aplicada v. 16, n. 1, p. 204-228, jul. 2023 |