"Sonhos", de Claudia Andujar [recurso eletrônico] : experimentalismo e cosmovisão yanomami = "Dreams", by Claudia Andujar: experimentalism and Yanomami cosmovision
Ana Carolina Albuquerque de Moraes
TESE
Português
T/UNICAMP AL15s
["Dreams", by Claudia Andujar]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (291 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria de Fátima Morethy Couto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Esta tese analisa a obra ligada ao xamanismo yanomami da fotógrafa suíça naturalizada brasileira Claudia Andujar (1931- ), com foco na série "Sonhos Yanomami" (1974-2003). Nessa série, considerada pela artista como um "turning point" em sua experiência com o povo Yanomami, Andujar trabalha...
Ver mais
Resumo: Esta tese analisa a obra ligada ao xamanismo yanomami da fotógrafa suíça naturalizada brasileira Claudia Andujar (1931- ), com foco na série "Sonhos Yanomami" (1974-2003). Nessa série, considerada pela artista como um "turning point" em sua experiência com o povo Yanomami, Andujar trabalha em laboratório a partir de seu amplo arquivo fotográfico, operando com a refotografia de negativos e cromos sobrepostos, sob novas projeções de luz, de modo a gerar novas imagens a partir de fotografias que realizara na floresta. A tese segue o percurso de investigar modos como, desde os anos 1970, Andujar foi-se aproximando do tema xamanismo em diferentes projetos com o povo Yanomami – fotográficos, cinematográficos e editoriais – para, em seguida, abordar a própria série "Sonhos". Nesse ponto, após identificar e discutir dissonâncias na conformação da série (quantidade de imagens, datação, títulos etc.), o texto localiza o fio condutor que une técnica e conceitualmente as obras, aborda a presença/ausência de imagens da série em diferentes exposições pelo Brasil, e culmina com análises de algumas obras de "Sonhos". Partindo do confronto direto com a visualidade das imagens selecionadas, as análises iconográficas beneficiam-se da interdisciplinaridade entre artes visuais e antropologia, por meio tanto da interlocução com autores como Davi Kopenawa, Bruce Albert e Eduardo Viveiros de Castro como da aproximação entre desenhos yanomami e fotografias de Andujar, sobretudo de "Sonhos". Como metodologia analítica, tal alternância no lugar de autoria das imagens – proposta pela própria artista desde a pesquisa que culminou no livro "Mitopoemas Yãnomam" (1978) – busca contribuir para uma necessária revisão decolonial na historiografia da arte. Por fim, são selecionadas obras de outros artistas, que também abordam o xamanismo yanomami, para análise e comparação com imagens de Andujar discutidas na tese. As obras analisadas dos quatro artistas escolhidos – Gary Hill (1951- ), Adriana Varejão (1964- ), Raymond Depardon (1942- ) e Wolfgang Staehle (1950- ) – participaram da exposição Yanomami, l’esprit de la forêt, promovida pela Fondation Cartier pour l’art contemporain, em Paris, no ano de 2003, com curadoria do etnólogo Bruce Albert e do diretor da fundação Hervé Chandes. Após abordar a mostra quanto ao discurso curatorial e à recepção pela imprensa/crítica, assim como discutir individualmente as obras escolhidas, o texto segue para as análises comparativas com obras de Andujar. Em diálogo com autores como Hal Foster e Benoît de L’Estoile, são problematizadas também as relações entre os artistas ocidentais e o "outro" – neste caso, os Yanomami –, culminando com a discussão sobre as relações entre Andujar e este mesmo "outro"
Ver menos
Abstract: This thesis analyses the work related to the Yanomami shamanism by Swiss-born Brazilian photographer Claudia Andujar (1931- ), focusing on the series "Yanomami Dreams" (1974-2003). In this series, considered by the artist as a turning point in her experience with the Yanomami people,...
Ver mais
Abstract: This thesis analyses the work related to the Yanomami shamanism by Swiss-born Brazilian photographer Claudia Andujar (1931- ), focusing on the series "Yanomami Dreams" (1974-2003). In this series, considered by the artist as a turning point in her experience with the Yanomami people, Andujar works in laboratory based on her extensive photographic archive, operating with the rephotography of overlapping negatives and chromes, under new light projections, to generate new images from photographs she had previously taken in the forest. The thesis follows the path of investigating ways in which, since the 1970s, Andujar has been approaching the theme of shamanism in different projects – photographic, cinematographic and editorial – with the Yanomami people to, afterward, approach the series "Dreams" itself. At this point, after identifying and discussing dissonances in the conformation of the series (number of images, dating, titles, etc.), the text locates the common thread that technically and conceptually unifies the works, addresses their presence/absence in different exhibitions throughout Brazil and culminates in the analysis of some images of "Dreams". Starting from the direct confrontation with the visuality of the selected images, the iconographic analysis benefits from the interdisciplinarity between visual arts and anthropology, through both the interlocution with authors such as Davi Kopenawa, Bruce Albert and Eduardo Viveiros de Castro and the approximation between Yanomami drawings and photographs by Andujar, especially from "Dreams". As an analytical methodology, such alternation in the place of authorship of the images – proposed by the artist herself since the research that culminated in the book "Mitopoemas Yãnomam" (1978) – seeks to contribute to a necessary decolonial revision in the historiography of art. Finally, works by other artists, which also approach Yanomami shamanism, are selected for analysis and comparison with some images by Andujar discussed in this thesis. The analysed works by the four chosen artists – Gary Hill (1951- ), Adriana Varejão (1964- ), Raymond Depardon (1942- ) and Wolfgang Staehle (1950- ) – were part of the exhibition Yanomami, l'esprit de la forêt, promoted by the Fondation Cartier pour l'art contemporain, in Paris, in 2003, curated by the ethnologist Bruce Albert and the director of the foundation Hervé Chandes. After addressing the exhibition in terms of curatorial discourse and reception by the press/critics, as well as discussing the chosen works individually, the text moves on to the comparative analysis with works by Andujar. In dialogue with authors such as Hal Foster and Benoît de L'Estoile, the relationships between Western artists and the "other" – in this case, the Yanomami – are also problematized, culminating in the discussion about the relationship between Andujar and this same "other"
Ver menos
Couto, Maria de Fatima Morethy, 1963-
Orientador
Goldstein, Ilana Seltzer
Avaliador
Pitta, Fernanda
Avaliador
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Avaliador
Schiavinatto, Iara Lís, 1964-
Avaliador
"Sonhos", de Claudia Andujar [recurso eletrônico] : experimentalismo e cosmovisão yanomami = "Dreams", by Claudia Andujar: experimentalism and Yanomami cosmovision
Ana Carolina Albuquerque de Moraes
"Sonhos", de Claudia Andujar [recurso eletrônico] : experimentalismo e cosmovisão yanomami = "Dreams", by Claudia Andujar: experimentalism and Yanomami cosmovision
Ana Carolina Albuquerque de Moraes