Compêndio de decomposições dramatúrgicas [recurso eletrônico] : por uma dramaturgia monstra! = Compendium of dramaturgical decompositions: for a monstrous dramaturgy!
Lara Ribeiro Duarte
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP D85c
[Compendium of dramaturgical decompositions]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Matteo Bonfitto Júnior
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: O presente projeto visa a criação do Compêndio de Decomposições Dramatúrgicas, a partir da análise de dramaturgias contemporâneas e seus processos criativos, e também da investigação sobre a noção de monstro em diversas áreas do saber. O Compêndio é uma sistematização dos dispositivos de...
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Resumo: O presente projeto visa a criação do Compêndio de Decomposições Dramatúrgicas, a partir da análise de dramaturgias contemporâneas e seus processos criativos, e também da investigação sobre a noção de monstro em diversas áreas do saber. O Compêndio é uma sistematização dos dispositivos de criação, em caráter de instrução, exercício, ou outros tipos de comunicação escrita e/ou visual, que possibilitem a novos dramaturgos reperformarem tais experiências em seus próprios processos, bem como ampliar as reflexões sobre o campo da dramaturgia performativa. A noção de decomposição é inaugurada por Jean-Pierre Sarrazac em Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo, no qual o autor propõe um resgate e uma recusa dos paradigmas de composição baseados no modelo dramático, sistematizando em verbetes o que considera serem os elementos principais do drama. A pesquisa investiga a possibilidade de que a análise e a criação de obras performativas possam se dar, também, através de estruturas dramatúrgicas, em seu sentido expandido. Compreender estruturas dramáticas e literárias enquanto dispositivos de criação para além do drama, e para além da palavra, é um importante pilar desta pesquisa. Para isso, é fundamental a ideia de monstro, que aqui funciona como uma equivalência para a noção de performance, no que tange a centralidade no corpo, a importância da experiência e a desestabilização da representação. A pesquisa aborda a cena performativa através das obras de Janaina Leite (Conversas com meu pai), Grace Passô (Vaga carne), e do grupo do Teatro Base (A bunda de Simone), através do aprofundamento nos aspectos do autobiográfico, da dramaturga em cena, e da escrita colaborativa, respectivamente. Além disso, outras importantes abordagens na pesquisa englobam questões acerca do dramaturgismo e da cena curta, bem como experiências dramatúrgicas nas linguagens da pornografia e da ópera
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Abstract: This project aims at the creation of the Compendium of Dramaturgical Decompositions, from the analysis of contemporary dramaturgy and its creative processes, and also from the investigation of the notion of monster in several areas of knowledge. The Compendium is a systematization of the...
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Abstract: This project aims at the creation of the Compendium of Dramaturgical Decompositions, from the analysis of contemporary dramaturgy and its creative processes, and also from the investigation of the notion of monster in several areas of knowledge. The Compendium is a systematization of the devices of creation, in character of instruction, exercise, or other type of written and/or visual communication, which allows new playwrights to rethink such experiences in their own processes, reflections on the field of performative dramaturgy. The notion of decomposition is inaugurated by Jean-Pierre Sarrazac in Lexicon of Modern and Contemporary Drama, in which he proposes a rescue and a refusal of the paradigms of composition based on the dramatic model, systematizing in entries what he considers to be the main elements. The research investigates the possibility that the analysis and the creation of performative works can also take place, through dramaturgical structures, in its expanded sense. Understanding dramatic and also literary structures as devices of creation beyond drama, and beyond the word is an important foundation of research. The notion of monster functions as an equivalence to the notion of performance, regarding the centrality in the body, the importance of experience and the destabilization of representation. The research addresses the performative scene through the works of Janaina Leite (Conversas com meu pai), Grace Passô (Vaga carne), and the group of Teatro Base (A bunda de Simone), through the deepening of aspects of autobiographical, dramaturgy on scene, and collaborative writing, respectively. In addition, other important approaches in the research encompass questions about dramaturgy, the short scene, and dramaturgical experiences in the languages of pornography and opera
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Compêndio de decomposições dramatúrgicas [recurso eletrônico] : por uma dramaturgia monstra! = Compendium of dramaturgical decompositions: for a monstrous dramaturgy!
Lara Ribeiro Duarte
Compêndio de decomposições dramatúrgicas [recurso eletrônico] : por uma dramaturgia monstra! = Compendium of dramaturgical decompositions: for a monstrous dramaturgy!
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