Entre rios, peixes e conhecimentos em práticas de ciência cidadã na Amazônia [recurso eletrônico]
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Ey56e
[Among rivers, fish and knowledge in citizen science practices in the Amazon]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (185 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Márcia Maria Tait Lima
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este estudo analisa as atividades e os produtos de comunicação desenvolvidos em um projeto de ciência cidadã na bacia amazônica. O projeto foi realizado junto a povos indígenas e comunidades tradicionais, destacando a interação entre seus diversos sistemas de conhecimento, tanto distintos...
Resumo: Este estudo analisa as atividades e os produtos de comunicação desenvolvidos em um projeto de ciência cidadã na bacia amazônica. O projeto foi realizado junto a povos indígenas e comunidades tradicionais, destacando a interação entre seus diversos sistemas de conhecimento, tanto distintos quanto autônomos, bem como questões que incluem acesso a direitos territoriais, geração de renda e gestão de recursos naturais. Desta forma, o estudo tensiona a abordagem de ciência cidadã. A análise foi baseada nas noções de arranjos em divergência, fricção, pluriverso e sistemas de conhecimento. A fim de indicar procedimentos capazes de criar um diálogo entre diversos sistemas de conhecimento, tanto a abordagem baseada em evidências múltiplas quanto o papel das narrativas foram usados como referência. Materiais de comunicação, relatórios internos e um conjunto de entrevistas semiestruturadas com participantes e equipe técnica do projeto serviram de base para a análise. As entrevistas abrangeram tópicos de aprendizado e avaliação, perspectivas sobre o uso das ferramentas propostas pelo projeto e percepções sobre temas relevantes, como conservação, recursos pesqueiros e participação. O estudo revelou como a implementação de tais projetos deve se basear em processos participativos no desenho das tecnologias, para que essas sejam capazes de responder às demandas e características locais. Além disso, as atividades e os produtos de comunicação devem ser capazes de promover a interação entre os sistemas de conhecimento, principalmente reconhecendo o papel das narrativas como uma possibilidade de engajamento com diferentes conhecimentos. Neste sentido, as estratégias de comunicação podem potencializar a mobilização entre as diferenças, sem apagá-las, desempenhando um papel altamente relevante na implementação de processos de cogestão de recursos naturais mais inclusivos, justos e participativos, baseados em evidências de múltiplos sistemas de conhecimento
Abstract: This study analyzes the activities and the communication products developed in a citizen science project that has been implemented in the Amazon basin. The project was carried out alongside indigenous peoples and traditional communities, highlighting the interaction between their diverse...
Abstract: This study analyzes the activities and the communication products developed in a citizen science project that has been implemented in the Amazon basin. The project was carried out alongside indigenous peoples and traditional communities, highlighting the interaction between their diverse knowledge systems, both distinct and autonomous, as well as issues including access to land rights, income generation and natural resource management. In this way, the study stresses the concept of citizen science. The analysis was based on the notions of arrangements in divergence, frictions, pluriverse, and knowledge systems. In order to indicate procedures capable of creating a dialogue between diverse knowledge systems, both the multiple evidence-based approach and the role of narratives were used as reference. Communication materials, internal reports, and a set of semi-structured interviews with the participants and technicians from the project served as basis for the analysis. The interviews covered learning and evaluation topics, perspectives on the use of the tools proposed by the project, and perceptions about relevant themes such as conservation, fishery resources, and participation. The study revealed how the implementation of such projects should be based on participatory processes of technology design, which are able to respond to local demands and characteristics. In addition, the activities and the communication products should be able to promote interaction between knowledge systems, mainly by recognizing the role of narratives as a possibility of engaging with different knowledge. In this sense, communication strategies can potentialize the mobilization among differences, without erasing them, playing a highly relevant role in the implementation of more inclusive, fairer, and participatory natural resources co-management process based on evidence from multiple knowledge systems
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