Efeitos de sentidos possíveis na leitura de textos de divulgação científica e originais de cientistas sobre a tabela periódica [recurso eletrônico]
Patrícia Maria Azevedo Xavier
TESE
Português
T/UNICAMP X19e
[Possible meaning effects of reading scientific divulgation and scientists originals about the periodic table]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (205 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria José Pereira Monteiro de Almeida
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin
Resumo: O ensino da tabela periódica, um importante artefato da Química, por vezes tem se furtado das questões históricas referentes à sua construção, baseando-se na memorização de números, símbolos e de setas indicativas das tendências periódicas. Por outro lado, a pesquisa no ensino de ciências...
Ver mais
Resumo: O ensino da tabela periódica, um importante artefato da Química, por vezes tem se furtado das questões históricas referentes à sua construção, baseando-se na memorização de números, símbolos e de setas indicativas das tendências periódicas. Por outro lado, a pesquisa no ensino de ciências tem demonstrado a importância da abordagem de aspectos históricos, contribuindo para desfazer visões equivocadas de Ciência. Ao mesmo tempo, a literatura da área aponta a necessidade de trabalhar com a leitura em sala de aula, destacando as potencialidades e desafios de utilizar diferentes tipos textuais. Dessa forma, trazemos os seguintes objetivos de pesquisa: Compreender as possibilidades e limites de produção de efeitos de sentidos sobre a tabela periódica a partir da leitura de textos de divulgação científica e originais de um cientista; e, estabelecer possibilidades de articulação entre os efeitos de sentidos possíveis para a classificação dos elementos químicos e a construção da tabela periódica presentes em tais textos. Para tanto, realizamos um trabalho de análise do livro de divulgação científica "A colher que desaparece: E outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos", de Sam Kean, e do texto escrito por Mendeleev "The periodic law of the Chemical elements". Como subsídio teórico-metodológico, trazemos a Análise de Discurso de Linha Francesa na vertente pêcheutiana. Dentre os resultados das análises dos textos, observamos como o uso de metáforas pode contribuir para o deslocamento de sentidos já estabilizados sobre a tabela periódica. Alguns pontos importantes emergem das análises e permitem compreender a tabela periódica: a noção de elemento químico, a definição de um critério de organização, a evolução das propostas e o caráter preditivo da tabela proposta por Mendeleev. A partir desses pontos, foi possível levantar sentidos para o processo de construção da tabela periódica, que ora se aproximam das características da Ciência, ora se afastam, demandando uma leitura crítica dos textos. De forma geral, os textos permitem compreender a Ciência como uma construção, de caráter social e passível de modificações, e desfazer a ideia de um "pai" para a tabela periódica
Ver menos
Abstract: Teaching about the periodic table, an important subject of Chemistry, has often evaded historical issues related to its development, and it has been based on memorization of numbers, symbols, and arrows indicating periodic trends. On the other hand, the research in science teaching has...
Ver mais
Abstract: Teaching about the periodic table, an important subject of Chemistry, has often evaded historical issues related to its development, and it has been based on memorization of numbers, symbols, and arrows indicating periodic trends. On the other hand, the research in science teaching has demonstrated the importance of addressing historical aspects, contributing to undo mistaken views of Science. At the same time, the field's literature points to the necessity of working with reading in classroom, highlighting the potential and challenges of working from different textual types. Thus, we bring the following research objectives: To understand the possibilities and limits of the production of meanings about the periodic table in scientific dissemination texts and originals by scientists who contributed to the development of the periodic table; and, to understand the possible meanings about the nature of Chemistry from the originals by scientists and scientific dissemination that address the periodic table. To reach these aims, we propose the analysis of Sam Kean’s scientific divulgation book "A colher que desaparece: E outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos", and of Mendeleev’s original text "The periodic law of the Chemical elements", that addresses the periodic table designing process. As a theoretical-methodological support, we bring the Discourse Analysis of the French Line in the pecheutian perspective. Within the analysis results, we observed how the use of metaphors could contribute to the meaning already established about the periodic table. Some important points emerge from the analysis, and they allow us to understand the periodic table: the meaning of chemical element, the organization criteria definition, the periodic table proposals evolution, and the predictive characteristic of Mendeleev’s proposed table. From these raised points, it was possible to highlight the paths to the development process of the periodic table, that sometimes gets closer to scientific characteristics, and others it is pushed away, forcing a critical reading of both texts. In general, both texts allow us to understand Science as a construction process, with social character and subject to modification. It also depreciates the well-established idea of a father of the periodic table
Ver menos
Girotto Júnior, Gildo, 1985-
Avaliador
Flor, Cristhiane Carneiro Cunha
Avaliador
Zanotello, Marcelo, 1972-
Avaliador
Efeitos de sentidos possíveis na leitura de textos de divulgação científica e originais de cientistas sobre a tabela periódica [recurso eletrônico]
Patrícia Maria Azevedo Xavier
Efeitos de sentidos possíveis na leitura de textos de divulgação científica e originais de cientistas sobre a tabela periódica [recurso eletrônico]
Patrícia Maria Azevedo Xavier