A pandemia na Educação : o presente contra o futuro?
Lalo Watanabe Minto
ARTIGO
Português
[Pandemic in Education]
[Pandemia en la Educación]
Resumo: O senso de urgência que tomou o campo educacional durante a pandemia se traduziu no imperativo do ‘ensino remoto’ (emergencial), provocando mudanças importantes no trabalho docente e nas expectativas de futuro para a educação. Pretende-se discutir o contexto em que isso ocorre,...
Ver mais
Resumo: O senso de urgência que tomou o campo educacional durante a pandemia se traduziu no imperativo do ‘ensino remoto’ (emergencial), provocando mudanças importantes no trabalho docente e nas expectativas de futuro para a educação. Pretende-se discutir o contexto em que isso ocorre, problematizando o seu sentido presente – medidas apresentadas como emergenciais, mas que aprofundam tendências já existentes na educação brasileira – e seus impactos futuros – aquilo que tende a permanecer após esse período. Para tanto, serão analisadas: a dimensão ideológica que reveste as propostas de uso mais intensivo de tecnologias na educação; a mudança de sentido no trabalho docente; as expectativas sociais mais amplas sobre a educação e a formação das gerações futuras
Ver menos
Abstract: The sense of urgency that took over the educational field during the COVID-19 pandemic has forced the adoption of (emergency) remote teaching, causing important changes in the teaching work and in the expectations of the future for education. This paper intended to discuss the context in...
Ver mais
Abstract: The sense of urgency that took over the educational field during the COVID-19 pandemic has forced the adoption of (emergency) remote teaching, causing important changes in the teaching work and in the expectations of the future for education. This paper intended to discuss the context in which this occurs, questioning its present meaning – measures presented as emergencies, but that deepen trends already existing in Brazilian education – and their future impacts – what tends to remain after this period. For this purpose, we will analyze the following questions: the ideological dimension that covers the proposals for more intensive use of technologies in education; the change of meaning in the teaching work; broader social expectations about education and training for future generations
Ver menos
Resumen: El sentido de urgencia que se apoderó del campo educativo durante la pandemia del COVID-19 se tradujo en el imperativo de la ‘enseñanza remota’ (de emergencia), provocando importantes cambios en el trabajo docente y las expectativas para el futuro de la educación. En este artículo se...
Ver mais
Resumen: El sentido de urgencia que se apoderó del campo educativo durante la pandemia del COVID-19 se tradujo en el imperativo de la ‘enseñanza remota’ (de emergencia), provocando importantes cambios en el trabajo docente y las expectativas para el futuro de la educación. En este artículo se pretende discutir el contexto en el que esto ocurre, cuestionando su significado actual - medidas presentadas como emergencias, pero que profundizan tendencias ya existentes en la educación brasileña – y sus impactos futuros – lo que tiende a permanecer después de este período. Para ello, se analizará lo siguiente: la dimensión ideológica que abarca las propuestas para un uso más intensivo de las tecnologías en la educación; el cambio de sentido en el trabajo docente; expectativas sociales más amplias sobre la educación y la formación para las generaciones futuras
Ver menos
Aberto
Texto completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/810
A pandemia na Educação : o presente contra o futuro?
Lalo Watanabe Minto
A pandemia na Educação : o presente contra o futuro?
Lalo Watanabe Minto
Fontes
Revista Trabalho, Política e Sociedade (Fonte avulsa) |