Instrumentação e monitorização de uma carroceria comercial frigorificada com avaliação da temperatura de transporte
Gustavo Frederico Ribeiro Peão
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P313i
Campinas, SP : [s.n.], 1998.
121f. : il.
Orientador: Vivaldo Silveira Junior
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Resumo: O trabalho consiste na monitoração das condições internas de uma carroceira frigorificada por meio de instrumentação relativa ao processo de refrigeração e das condições externas ambientais, com o auxílio de sistema de aquisição de dados. Foi avaliada a influência de variáveis como radiação...
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Resumo: O trabalho consiste na monitoração das condições internas de uma carroceira frigorificada por meio de instrumentação relativa ao processo de refrigeração e das condições externas ambientais, com o auxílio de sistema de aquisição de dados. Foi avaliada a influência de variáveis como radiação solar, temperatura no exterior da câmara e de procedimentos que ocorrem no transporte e na distribuição de produtos frigorificados, como a abertura de portas e carga de produtos, sobre a variação da temperatura interna. Construiu-se, a partir dos resultados experimentais obtidos, modelos empíricos capazes de predizer o tempo necessário para que o sistema retome a condição desejada após ter sofrido uma determinada perturbação. Os resultados encontrados com os testes feitos com o carro cena vazia, mostraram que a espessura de isolamento foi satisfatória na redução da troca de calor por transmissão, visto que mesmo em condições de altas temperaturas na superfície externa, a variação da temperatura interna da carroceria é desprezível. Quando da abertura de portas e introdução de carga térmica artificial, verificou-se grandes variações no valor da temperatura do ar de retorno, de até 30°C, em relação ao valor desejado, de - 18 °C, o que reforça os cuidados que devem ser tomados nos procedimentos de carga e descarga de produtos refrigerados, por meio de uma racionalização da utilização e do tempo de abertura das portas dos equipamentos de transporte frigorificado
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Abstract: This study consists in monitoring conditions of a refrigerated truck chassis throughout instrumentation relative to the refrigeration process and the measurement of external environmental conditions, with aid of data acquisition system. The influence of variables as solar radiation,...
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Abstract: This study consists in monitoring conditions of a refrigerated truck chassis throughout instrumentation relative to the refrigeration process and the measurement of external environmental conditions, with aid of data acquisition system. The influence of variables as solar radiation, ambient temperature and such procedures that happen during transportation and distribution of refrigerated products, such as doors opening and products load, was evaluated. An empirical model was obtained to predict the necessary time for the system to go back the set condition after having suffered a certain disturbance. The results found with the empty truck chassis tests showed that the isolation thickness was satisfactory in the transmission heat, even at surface external high temperature conditions, the variation of internal temperature is minimum. With doors opening and artificial thermal load great variations in the value of the temperature of air returning to the evaporator was observed, up to 30°C, in re1ation to the set value (-18 °C), what reinforces that should be taken care in loading and unloading procedures of refrigerated products, through rational utilization at the doors and control of doors opening time
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Silveira Júnior, Vivaldo, 1962-
Orientador
Cortez, Luís Augusto Barbosa, 1957-
Avaliador
Kieckbusch, Theo Guenter, 1942-2021
Avaliador
Instrumentação e monitorização de uma carroceria comercial frigorificada com avaliação da temperatura de transporte
Gustavo Frederico Ribeiro Peão
Instrumentação e monitorização de uma carroceria comercial frigorificada com avaliação da temperatura de transporte
Gustavo Frederico Ribeiro Peão
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