O teatro do chafariz ou o indígena e a nação
Francislei Lima da Silva
CAPÍTULO DE LIVRO
Português
Resumo: No ano de 1825 o povoado de Conceição do Mato Dentro festejou o reconhecimento da Independência do Brasil por Portugal com a fabricação de um chafariz. Como ornamento para o pedestal de onde saem quatro bicas de água foi fabricada a escultura de um indígena. A escolha do nativo emplumado...
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Resumo: No ano de 1825 o povoado de Conceição do Mato Dentro festejou o reconhecimento da Independência do Brasil por Portugal com a fabricação de um chafariz. Como ornamento para o pedestal de onde saem quatro bicas de água foi fabricada a escultura de um indígena. A escolha do nativo emplumado enquanto alegoria para a nação possibilita-nos aprofundar o estudo sobre a edificação de monumentos da água nas Minas, desde o período colonial, a partir de uma série de imagens que os demarcam como espaço simbólico-alegórico, de ostentação do poder e conformação de uma visualidade, em que certos elementos próprios da "terra" pudessem conferir singularidade ao Brasil Independente
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O teatro do chafariz ou o indígena e a nação
Francislei Lima da Silva
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Francislei Lima da Silva
Fontes
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Campinas, SP : UNICAMP/IFCH, 2022. p. 286-297 |