Validação e aplicação do Short Food Literacy Questionnaire para avaliação da alfabetização alimentar [recurso eletrônico]
Marcela Chagas da Silva
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP SI38v
Limeira, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (36 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Larrisa Baungartner Zeminian, Diogo Thimoteo da Cunha
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: A alfabetização alimentar engloba o conhecimento de nutrição, a capacidade de comunicação sobre questões de alimentação e reflexão crítica sobre o comportamento, consumo alimentar e habilidades práticas de planejamento, seleção e preparo de alimentos. Os profissionais da Atenção Básica (AB)...
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Resumo: A alfabetização alimentar engloba o conhecimento de nutrição, a capacidade de comunicação sobre questões de alimentação e reflexão crítica sobre o comportamento, consumo alimentar e habilidades práticas de planejamento, seleção e preparo de alimentos. Os profissionais da Atenção Básica (AB) que pretendem realizar um atendimento de qualidade, precisam ter uma boa alfabetização alimentar para serem promotores da educação nutricional. O Short Food Literacy Questionnaire (SFLQ) é um questionário suíço utilizado para medir a alfabetização alimentar em adultos, podendo a classificação das respostas ser utilizada para analisar as dificuldades e facilidades relatadas pelos profissionais frente à nutrição. O objetivo deste trabalho foi validar o SFLQ para a população brasileira e aplicar com profissionais da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro-SP, a fim de avaliar a alfabetização alimentar desse público. Procedeu-se com validação de conteúdo e adaptação transcultural do questionário para o Brasil, passando a ser denominado SFLQ-Br. A aplicação com os profissionais demonstrou um baixo conhecimento desse público, que possui dificuldades em relação ao conteúdo do Guia Alimentar para População Brasileira, documento referência em alimentação saudável; dúvidas na orientação do consumo alimentar de alimentos in natura, minimamente processados e na compreensão de rótulos das embalagens dos alimentos. Por outro lado, apontaram ter facilidade de seleção de informações relevantes para sua saúde e de comunicação com os membros da equipe multiprofissional. É possível concluir que a versão brasileira do SFLQ é adequada para avaliar a alfabetização alimentar de adultos,além de ser necessário a divulgação do Guia Alimentar para a População Brasileira aos profissionais de saúde, a fim de colaborar para a alfabetização alimentar
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Abstract: Not informed
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Validação e aplicação do Short Food Literacy Questionnaire para avaliação da alfabetização alimentar [recurso eletrônico]
Marcela Chagas da Silva
Validação e aplicação do Short Food Literacy Questionnaire para avaliação da alfabetização alimentar [recurso eletrônico]
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