Direito de aprender [recurso eletrônico] : a educação nas lutas negras por emancipação (Paraná, 1853-1910)
Noemi Santos da Silva
TESE
Português
T/UNICAMP Si38d
[Right to learn]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (334 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Aldair Carlos Rodrigues
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: O presente trabalho discute o processo de construção do direito à educação através de experiências escolares envolvendo a população negra, da escravidão ao pós-abolição. Desde a implantação do sistema público de ensino no país, estes sujeitos se empenharam para o acesso às escolas,...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho discute o processo de construção do direito à educação através de experiências escolares envolvendo a população negra, da escravidão ao pós-abolição. Desde a implantação do sistema público de ensino no país, estes sujeitos se empenharam para o acesso às escolas, contornando as restrições impostas pelas legislações, contextos de racialização e projetos de governo excludentes voltados à preservação das hierarquias características do escravismo. Por meio do envio de seus filhos, através da frequência em escolas noturnas, libertos, escravizados e ingênuos participaram da escolarização em meio a outros grupos populares carregando diversos sentidos nessa ação e ajudando a construir a educação enquanto importante pilar das lutas negras travadas durante a emancipação. O interesse pela instrução também foi expresso pela participação desses sujeitos em reivindicações formais ao poder público, solicitando a abertura de escolas ou contestando a supressão das mesmas e, além disso, pela formação de agremiações mutualistas nas quais a oferta de escolarização se fazia presente. Essas questões são tratadas pela lente de experiências passadas no Paraná, desde a emancipação administrativa da província, até as primeiras décadas após o fim da escravidão. Acompanhamos os bastidores do processo de implantação da instrução pública, mostrando as disparidades entre os ideais que moveram autoridades e elites à defesa da educação enquanto política pública, e plano prático repleto de limitações para efetivação dessas políticas. Procuramos demonstrar que o mesmo cenário que produziu adversidades para o acesso ao ensino coexistiu com lutas protagonizadas pelos setores populares, envolvendo escravizados, libertos e negros livres, as quais foram reformuladas conforme os contextos que se seguiram entre a escravidão e o pós-abolição
Ver menos
Abstract: This work intends to discuss the right to education through school experiences involving the black people, from slavery to post-abolition. Since the implementation of the public education system in the country, these subjects have made efforts to have access to schools, circumventing the...
Ver mais
Abstract: This work intends to discuss the right to education through school experiences involving the black people, from slavery to post-abolition. Since the implementation of the public education system in the country, these subjects have made efforts to have access to schools, circumventing the restrictions imposed by legislation, the context of racialization and exclusionary government projects aimed at preserving the hierarchies characteristic of slavery. By sending their children to attend night schools, freed people, enslaved people and ingênuos, among other popular groups, participated in schooling, carrying different meanings in this action and helping to build education as an important pillar of the black struggles during emancipation. The interest in instruction was also expressed by the participation of these subjects in formal claims to the government, requesting the opening of schools or contesting their suppression and, moreover, by the formation of mutualist associations in which the offer of schooling was present. These issues are viewed through the lens of past experiences in Paraná, since the administrative emancipation of the province, until the first decades after the end of slavery. We follow the backstage of the public education implementation process, showing the disparities between the ideals that moved authorities and elites in defending education as a public policy, and the practical plans full of limitations of the implementation of these policies. We seek to demonstrate that the same scenario that produced adversities in terms of access to education coexisted with struggles led by the popular sectors, involving enslaved, freed and free blacks, which were reformulated according to the contexts that followed between slavery and post-abolition
Ver menos
Rodrigues, Aldair Carlos, 1981-
Orientador
Gomes, Flávio dos Santos, 1964-
Avaliador
Pinto, Ana Flávia Magalhães, 1979-
Avaliador
Wissenbach, Maria Cristina Cortez
Avaliador
Reginaldo, Lucilene, 1967-
Avaliador
Direito de aprender [recurso eletrônico] : a educação nas lutas negras por emancipação (Paraná, 1853-1910)
Noemi Santos da Silva
Direito de aprender [recurso eletrônico] : a educação nas lutas negras por emancipação (Paraná, 1853-1910)
Noemi Santos da Silva