Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural [recurso eletrônico] : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial
Isabella Leão Gasparini
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G213r
[Teaching relationships from a historial-cultural perspective]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Lúcia Horta Nogueira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A fim de ampliar os estudos desenvolvidos no campo das relações de ensino, esta pesquisa pretendeu, a partir da teoria histórico-cultural, compreender a dinâmica da relação professor/aluno e o processo de construção coletiva do conhecimento, reforçando a importância dos modos de interação e...
Ver mais
Resumo: A fim de ampliar os estudos desenvolvidos no campo das relações de ensino, esta pesquisa pretendeu, a partir da teoria histórico-cultural, compreender a dinâmica da relação professor/aluno e o processo de construção coletiva do conhecimento, reforçando a importância dos modos de interação e de diálogo. Como objetivo principal, pretendeu-se compreender de que maneira as relações de ensino implicam a produção social de sentidos e a construção coletiva de conhecimento nas condições de ensino remoto emergencial impostas pela pandemia. Os objetivos específicos do trabalho foram: a) compreender o contexto em que se desenvolvem as atividades pedagógicas e as relações e interações que se estabelecem; b) apresentar e analisar o processo de construção de sentidos pela criança nas interações verbais e c) descrever e analisar o funcionamento discursivo das crianças no processo de construção coletiva de conhecimento. Em conformidade com a teoria histórico-cultural, optou-se por utilizar o método histórico-genético, além dos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa. Como processo metodológico de pesquisa neste trabalho, incluiu-se a pesquisa de campo, realizada com uma turma de 5º do Ensino Fundamental I, da rede pública de Campinas, sendo que a construção dos dados aconteceu de maneira remota, através de observações, com anotações em diário de campo, registros fotográficos, áudio e vídeo gravados, além de uma entrevista semiestruturada, realizada com a professora. Para realização da análise dos dados coletados, objetivou-se concentrar a discussão nos seguintes eixos temáticos: 1. contexto escolar em tempos de pandemia; 2. construção coletiva do conhecimento: relações discursivas em foco e 3. a dinâmica das relações de ensino. Os resultados apresentados revelam a importância de entendermos as relações de ensino enquanto espaço de elaboração e de (participa)ação dos sujeitos através de práticas discursivas, mediadas pela linguagem, permitindo a constituição da criança enquanto sujeito social e individual, que aprende e se desenvolver
Ver menos
Abstract: In order to expand the studies developed in the field of teaching relationships, this research aimed, based on historical-cultural theory, to understand the dynamics of the teacher/student relationship and the process of collective knowledge construction, reinforcing the importance of...
Ver mais
Abstract: In order to expand the studies developed in the field of teaching relationships, this research aimed, based on historical-cultural theory, to understand the dynamics of the teacher/student relationship and the process of collective knowledge construction, reinforcing the importance of modes of interaction and dialogue. The main objective was to understand how teaching relationships involve the social production of meanings and the collective construction of knowledge in the emergency remote teaching conditions imposed by the pandemic. The specific objectives of the work were: a) to understand the context in which pedagogical activities and relationships and interactions are developed; b) to present and analyze the process of meaning construction by children in verbal interactions; and c) to describe and analyze the discursive functioning of children in the process of collective knowledge construction. In accordance with historical-cultural theory, the historical-genetic method was chosen, in addition to the theoretical assumptions of qualitative research. As a methodological research process in this work, field research was included, carried out with a 5th grade class of elementary school, in the public school system of Campinas, and data collection occurred remotely through observations, with notes in a field diary, photographic, audio, and video recordings, as well as a semi-structured interview conducted with the teacher. To analyze the collected data, the discussion focused on the following thematic axes: 1. school context in times of pandemic; 2. collective construction of knowledge: discursive relationships in focus; and 3. the dynamics of teaching relationships. The results presented reveal the importance of understanding teaching relationships as a space for the elaboration and participation of subjects through discursive practices mediated by language, allowing for the constitution of the child as a social and individual subject who learns and develops
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural [recurso eletrônico] : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial
Isabella Leão Gasparini
Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural [recurso eletrônico] : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial
Isabella Leão Gasparini