Da tela a tela : os anseios da pintura na imagem digital
Eduardo Ismael Murguia-Maranon
TESE
Português
T/UNICAMP M944d
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
226f. : il.
Orientador: Vani Moreira Kenski
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade refletir sobre as condições pelas quais, nos séculos XIX e XX, a Ciência e a Técnica foram colocadas na cultura como desafios à criatividade pictórica. A resposta manifesta-se, na pintura, como anseios que procuram alcançar os ideais das atividades...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade refletir sobre as condições pelas quais, nos séculos XIX e XX, a Ciência e a Técnica foram colocadas na cultura como desafios à criatividade pictórica. A resposta manifesta-se, na pintura, como anseios que procuram alcançar os ideais das atividades predominantes da cultura dessa época. Com o aparecimento das Novas Tecnologias da Comunicação, especificamente da imagem digital, realizam-se alguns princípios que a atividade pictórica apontava como anseios. Este processo aparece também com a Estética e a Estética Informacional, a qual coloca a possibilidade da objetivação da arte. O trabalho foi estruturado a partir de quatro problemas identificados como anseios. O primeiro referido à Estética, analisa o percurso que esta faz para estabelecer um diálogo com a Ciência. O segundo, mostra como nos séculos XIX e XX, o ofício artístico assimila no processo criativo a Ciência e a Técnica. O terceiro localizado no século XX, explica a maneira como diversas máquinas (com ênfase no computador) são usadas para alcançar os anseios de movimentação e luminosidade colocados como problemas da pintura. O quarto relaciona a desmaterialização da imagem digital, com um anseio da pintura que procurava esta diluição da matéria
Ver menos
Da tela a tela : os anseios da pintura na imagem digital
Eduardo Ismael Murguia-Maranon
Da tela a tela : os anseios da pintura na imagem digital
Eduardo Ismael Murguia-Maranon
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra