Historia da alfabetização no Brasil : a constitutição de sentidos e do sujeito da escolarização
Mariza Vieira da Silva
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP Si38h
Campinas, SP : [s.n.], 1998.
267f.
Orientador: Eni Puccinelli Orlandi
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Nesta tese, o tema da alfabetização é trabalhado em uma dimensão histórica, da perspectiva da Análise do Discurso, fundada nos trabalhos de Michel Pêcheux, visando compreender o processo de constituição dos sentidos e do sujeito da escolarização no Brasil, e tomando como referência as...
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Resumo: Nesta tese, o tema da alfabetização é trabalhado em uma dimensão histórica, da perspectiva da Análise do Discurso, fundada nos trabalhos de Michel Pêcheux, visando compreender o processo de constituição dos sentidos e do sujeito da escolarização no Brasil, e tomando como referência as políticas e as práticas lingüísticas e pedagógicas de leitura e de escrita dos séculos iniciais da colonização. Busca-se, também, compreender como este sujeito constitui do na e pela linguagem constrói, como linguagem, a história da leitura e da escrita de um país colonizado. Três questões, formuladas a partir de trabalhos exploratórios, nortearam o desenvolvimento do trabalho: 1. a presença-ausência de um dos termos das dicotomias "analfabetismo/alfabetização" e "analfabeto/alfabetizado"; 2. a assimetria entre os termos desses mesmos pares e 3. a presença de um ¿até referido a analfabeto, mobilizador de um resto fundamental. Na constituiiço do corpus, optou-se por re-visitar obras conhecidas de grande ppblico de dois tipos de discursos historicamente datados: o discurso religioso dos ssculos XVI e XVII e o discurso cienttfico de diferentes reas do conhecimento dos ssculos XIX e XX considerando a escassez de estudos e pesquisas sobre o tema e a raridade e fragmentaaço de arquivos e acervos no Paas. O trabalho com a materialidade do discurso cienttfico permitiu a construuço de um arquivo em que filiaaçes discursivas de escrita alfabbtica vvo adquirindo visibilidade, bem como uma annlise do discurso religioso apontou para acontecimentos fundadores de uma posiiço de sujeito a de letrado/nno letrado que marca a nossa identidade de brasileiro, e de sentimentos que vvo construindo referentes, imaginariamente auttnomos, para o desenvolvimento de prrticas linggüsticas e pedagggicas. No confronto de discurso cienttfico e do discurso religioso, observou-se uma temporalidade discursiva histtria e inconsciente ir se construindo em filiaaçes tambbm discursivas, e uma forma de assujeitamento se mostrou em sua historicidade e em sua diferenna, considerando pocas e mundo distintos
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Abstract: Not informed.
Orlandi, Eni de Lourdes Puccinelli, 1942-
Orientador
Mariani, Bethania
Avaliador
Nunes, José Horta, 1964-
Avaliador
Leite, Luci Banks, 1944-
Avaliador
Dias, Luiz Francisco
Avaliador
Historia da alfabetização no Brasil : a constitutição de sentidos e do sujeito da escolarização
Mariza Vieira da Silva
Historia da alfabetização no Brasil : a constitutição de sentidos e do sujeito da escolarização
Mariza Vieira da Silva
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