Koto no michi [recurso eletrônico] : a música tradicional japonesa da Seiha Ikuta-ryu
Mateus Bruno Romagnoli Hayasaka de Goes
TESE
Português
T/UNICAMP H323k
[Koto no michi]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (125 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marcos da Cunha Lopes Virmond
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: O koto é um instrumento que permeia a história do Japão por intermédio de registros históricos e diversas lendas e apesar de atualmente ter o foco na performance, sua trajetória começa na corte como um meio de se conectar com o divino e por isso é natural que elementos de seu passado nesse...
Ver mais
Resumo: O koto é um instrumento que permeia a história do Japão por intermédio de registros históricos e diversas lendas e apesar de atualmente ter o foco na performance, sua trajetória começa na corte como um meio de se conectar com o divino e por isso é natural que elementos de seu passado nesse ambiente austero e ritualístico permaneçam. O d? é um elemento desse passado que está no zen budismo com seu raio de influência no dia-a-dia da sociedade nipônica, e como existe em todas as artes tradicionais, possivelmente também está na música. Por essa razão, essa pesquisa buscou verificar a hipótese de que o d? possui influência no koto e para isso, realizou-se um levantamento de dados nas esferas históricas, analíticas e performáticas. Inicialmente houve o foco em coletar informações sobre o koto divididas em lendas, dados históricos, organologia e elementos idiomáticos do koto com o enfoque nas especificidades da escola Seiha Ikuta-ry?. A investigação sobre o d? forneceu dados sobre seu histórico no Japão e sua influência nas artes tradicionais. A partir desse ponto foi possível realizar a análise de uma peça significativa de koto para examinar se as informações adquiridas nas etapas anteriores sobre o d? e o koto estão contidas no repertório desse instrumento. Apesar desse momento a pesquisa gerar uma resposta positiva referente a hipótese pesquisada, sentiu-se a necessidade de adicionar a perspectiva de terceiros, e por essa razão, realizou-se uma entrevista com a atual líder da Seiha Brasil de Koto e com o próximo iemoto da Seihah?gakukai. Após comparar e interpretar os dados adquiridos pôde-se concluir que o koto possui em algum nível a influência dos elementos estéticos do d?
Ver menos
Abstract: The koto is an instrument that permeates the history of Japan through historical records and various legends and although it is currently focused on performance, its trajectory begins in the court as a means of connecting with the divine and therefore it is natural that elements of their...
Ver mais
Abstract: The koto is an instrument that permeates the history of Japan through historical records and various legends and although it is currently focused on performance, its trajectory begins in the court as a means of connecting with the divine and therefore it is natural that elements of their past in this austere and ritualistic environment remain. The d? is an element of that past that is in Zen Buddhism with its radius of influence in the daily life of Japanese society, and as it exists in all traditional arts, possibly also in music. For this reason, this research sought to verify the hypothesis that d? has influence on koto and for that, a survey of data was carried out in the historical, analytical and performative spheres. Initially, there was a focus on collecting information about koto divided into legends, historical data, organology and idiomatic elements of koto with a focus on the specificities of the Seiha Ikuta-ry? school. Research into d? has provided data on its background in Japan and its influence on traditional arts. From that point on, it was possible to carry out the analysis of a significant piece of koto to examine whether the information acquired in the previous steps about d? and koto is contained in the repertoire of this instrument. Although at that moment the research generated a positive response regarding the researched hypothesis, it was felt the need to add the perspective of third parties, and for this reason, an interview was carried out with the current leader of Seiha Brasil de Koto and with the next iemoto from the Seihah?gakukai. After comparing and interpreting the acquired data, it was possible to conclude that the koto has, at some level, the influence of the aesthetic elements of the d?
Ver menos
Virmond, Marcos da Cunha Lopes, 1950-
Orientador
Nogueira, Lenita Waldige Mendes, 1956-
Avaliador
Taffarello, Tadeu Moraes, 1978-
Avaliador
Satomi, Alice Lumi
Avaliador
Koga, Fabiana Oliveira
Avaliador
Koto no michi [recurso eletrônico] : a música tradicional japonesa da Seiha Ikuta-ryu
Mateus Bruno Romagnoli Hayasaka de Goes
Koto no michi [recurso eletrônico] : a música tradicional japonesa da Seiha Ikuta-ryu
Mateus Bruno Romagnoli Hayasaka de Goes