Letramento midiático e informacional [recurso eletrônico] : leitura de desinformação sobre vacinas na escola
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G585L
[Media and Information Literacy]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (434 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria das Graças Conde Caldas
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O objetivo central desta pesquisa é verificar se e como professores e alunos das escolas selecionadas estão enfrentando o fenômeno da desinformação e do negacionismo científico em sala de aula e se e como têm preparado seus estudantes para a leitura crítica da mídia, a partir da pesquisa de...
Resumo: O objetivo central desta pesquisa é verificar se e como professores e alunos das escolas selecionadas estão enfrentando o fenômeno da desinformação e do negacionismo científico em sala de aula e se e como têm preparado seus estudantes para a leitura crítica da mídia, a partir da pesquisa de campo em escolas de Campinas/SP. De acordo com dados do Ministério da Saúde, desde 2016, o Brasil vem apresentando queda substancial na cobertura vacinal da população, chegando a 59% em 2021, quando o patamar preconizado é de 95%. Embora se saiba que a hesitação vacinal tem causas diversas, a disseminação de informações não factuais relacionando as vacinas a efeitos colaterais graves pode, além de levar a uma compreensão distorcida acerca de sua importância, contribuir para que o quadro de hesitação se agrave ainda mais. Há que se considerar ainda a existência de um Ecossistema da Desinformação, cuja tarefa tem sido a de produzir, adequar ao veículo e disseminar informações usadas para legitimar crenças, em detrimento de fatos científicos. Este estudo tem como corpus central a análise de testes objetivos sobre notícias factuais e não factuais acerca das vacinas e temas correlatos que circularam na mídia tradicional e nas mídias sociais, aplicados a 411 estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública e uma da rede privada da cidade de Campinas/SP, Brasil. Para melhor compreensão dessa realidade, entrevistou 18 estudantes e 05 professores das duas unidades. A presente pesquisa se caracteriza como um Estudo Múltiplo de Caso (YIN, 2015), de natureza qualitativa, mas utiliza, de forma complementar, dados quantitativos. Está ancorada na Teoria dos Estudos Culturais (HALL et al., 1980) e na perspectiva da Educomunicação (SOARES, 2000a). Os testes são inspirados na pesquisa Civic Online Reasoning, realizada pelo Stanford History Education Group (Sheg), da Universidade de Stanford, o procedimento de checagem das notícias foi elaborado a partir das etiquetas da "Agência Lupa", dos selos da plataforma "Aos Fatos", do infográfico da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) e a análise dos resultados foi estruturada com base nos Sete Tipos de Desinformação, descritos por Wardle e Derakhshan (2017). Os resultados evidenciam que os estudantes dão maior credibilidade às informações sobre vacina que circulam na mídia tradicional do que às que circulam nas mídias sociais. Também há evidências de que as informações não factuais do gênero informativo produzidas na tipologia textual Notícia têm maior credibilidade do que as não factuais que se utilizam de outras tipologias textuais, ou seja, quanto mais a informação tem a aparência de notícia, maior a probabilidade de se acreditar nela. Na mesma linha, constatou que 80% dos estudantes não identificam conteúdos publicitários em formato de texto jornalístico resultado que se aproxima da pesquisa realizada pela Universidade de Stanford (DONALD, 2016). Tais resultados, entre outros, sugerem a reflexão acerca da importância da inclusão do Letramento Midiático e Informacional na escola, ainda durante a formação básica do estudante para desenvolver um leitor competente, crítico e menos suscetível a informações não factuais
Abstract: The central objective of this research is to verify if and how teachers and students from the selected schools are facing the phenomenon of disinformation and scientific denialism in the classroom and if and how they have prepared their students for the critical reading of the media, based...
Abstract: The central objective of this research is to verify if and how teachers and students from the selected schools are facing the phenomenon of disinformation and scientific denialism in the classroom and if and how they have prepared their students for the critical reading of the media, based on the research of field in schools in Campinas/SP. According to data from the Ministry of Health, since 2016, Brazil has shown a substantial drop in vaccination coverage of the population, reaching 59% in 2021, when the recommended level is 95%. Although it is known that vaccine hesitancy has different causes, the dissemination of non-factual information relating vaccines to serious side effects can, in addition to leading to a distorted understanding of their importance, contribute to the hesitation situation getting even worse. It is also necessary to consider the existence of a Disinformation Ecosystem, whose task has been to produce, adapt to the vehicle and disseminate information used to legitimize beliefs, to the detriment of scientific facts. This study has as its central corpus the analysis of objective tests on factual and non-factual news about vaccines and related topics that circulated in the traditional media and on social media, applied to 411 high school students from a public school and a private school in the city of Campinas/SP, Brazil. For a better understanding of this reality, he interviewed 18 students and 05 professors from both units. The present research is characterized as a Multiple Case Study (YIN, 2015), of a qualitative nature, but uses, in a complementary way, quantitative data. It is anchored in the Theory of Cultural Studies (HALL et al., 1980) and in the perspective of Educommunication (SOARES, 2000a). The tests are inspired by the Civic Online Reasoning survey, carried out by the Stanford History Education Group (Sheg), from Stanford University, the procedure for checking the news was elaborated from the labels of "Agência Lupa", of the seals of the platform "Aos Fatos ", from the infographic of the International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) and the analysis of the results was structured based on the Seven Types of Disinformation, described by Wardle and Derakhshan (2017). The results show that students give greater credibility to information about vaccines circulating in traditional media than to those circulating in social media. There is also evidence that the non-factual information of the informative genre produced in the News textual typology has greater credibility than the non-factual ones that are used in other textual typologies, that is, the more the information has the appearance of news, the greater the probability of if you believe her. Along the same lines, I find that 80% of students do not identify advertising content in journalistic text format, a result that is close to the research carried out by Stanford University (DONALD, 2016). Such results, among others, suggest reflection on the importance of including Media and Information Literacy in school, even during the student's basic education, in order to develop a competent, critical reader who is less susceptible to non-factual information
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