A voz da resistência nas canções nativistas : as fronteiras do racismo
Everton Rogério da Silva Corrêa, Nádia Régia Maffi Neckel
ARTIGO
Português
Resumo: A partir de uma visada discursiva, este trabalho busca compreender a produção de sentidos referentes a ancestralidade africana na voz e na música de César Osmar Rodrigues Escoto, conhecido no meio artístico como César Passarinho. Nossas análises suscitam ref lexões discursivas de linha...
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Resumo: A partir de uma visada discursiva, este trabalho busca compreender a produção de sentidos referentes a ancestralidade africana na voz e na música de César Osmar Rodrigues Escoto, conhecido no meio artístico como César Passarinho. Nossas análises suscitam ref lexões discursivas de linha francesa sobre a composição musical Negro de 35, apresentada no formato de vídeo clipe. O corpus analisado tem como contexto o 17º Festival Califórnia da Canção Nativa, em 1987, na cidade de Uruguaiana/RS. O referido trabalho problematiza inicialmente história, poder e ancestralidade, perguntando como o passado foi ou é contado através dos aparelhos ideológicos do estado, silenciando as vozes da negritude em detrimento de discursos eurocêntricos. Buscamos evidenciar os sentidos possíveis relacionados as condições de produção do discurso do artista quando de sua participação no festival; investigando como essa voz atua diante dessas condições; resultando em uma posição sujeito autor/cantor negro na cultura nativista; ecoando efeitos políticos que transcendem a voz
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Abstract: Departing from an discursive turn, this work aims to understand the production of meaning referring to African ancestry on the musical production and subjective voice of Cesar Omar Rodrigues Escoto, known on the artistic field as Cesar Passarinho. Our analysis approaches comes from the...
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Abstract: Departing from an discursive turn, this work aims to understand the production of meaning referring to African ancestry on the musical production and subjective voice of Cesar Omar Rodrigues Escoto, known on the artistic field as Cesar Passarinho. Our analysis approaches comes from the French version of Discourse Analysis, focusion on the musical composition of the "Negro de 35" video clip production. The chosen corpus is set on the 17th California Festival of Native Song (17º Festival da Califórnia da Canção Nativa), that occurred on 1987 on the city of Uruguaina (Rio Grande do Sul, Brazil). The aforementioned work initially questions history, power and ancestry of Black people, asking how the past was and is told to us through the ideological apparatus of the State, silencing Black voices and focusing on European-based discourses. We tried to understand and to highlight the possible meanings related to the conditions of the artist's discourse production when he took part on the festival; investigating how this voice works in these conditions, resulting in a subjective position of a Black author/singer on native culture and echoing political effects that transcend his own voice
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Aberto
A voz da resistência nas canções nativistas : as fronteiras do racismo
Everton Rogério da Silva Corrêa, Nádia Régia Maffi Neckel
A voz da resistência nas canções nativistas : as fronteiras do racismo
Everton Rogério da Silva Corrêa, Nádia Régia Maffi Neckel
Fontes
Policromias: revista de estudos do discurso, imagem e som v. 6, n. 1, p. 11-37, abr./ago. 2021 |