Narrativas pandêmicas [recurso eletrônico] : modos de produção da dança contemporânea na cena paulistana
TESE
Português
T/UNICAMP M348n
[Pandemic narratives]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (225 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Odilon José Roble
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Artistas, gestores, produtores e técnicos sempre buscaram alternativas de enfrentamento, resistência, sobrevivência e modelos de sustentação para o setor artístico e cultural. Tais sujeitos tiveram, com a pandemia, o desafio de reinventar suas formas de produção, lidando também com a falta...
Resumo: Artistas, gestores, produtores e técnicos sempre buscaram alternativas de enfrentamento, resistência, sobrevivência e modelos de sustentação para o setor artístico e cultural. Tais sujeitos tiveram, com a pandemia, o desafio de reinventar suas formas de produção, lidando também com a falta da presença física imposta pela necessidade de distanciamento social. Esse contexto pandêmico desestruturou e mobilizou outros modos de percepção e preparação do corpo, bem como da cena contemporânea da dança. Para isso, quis escutar, por meio da técnica "Entrevista Narrativa", os sujeitos que produziram dança nesse período e como eles narram e significam suas experiências em relação ao corpo dançante nesse cenário tão diferenciado e desafiador. Dessa forma, este estudo tem como objetivo principal analisar e registrar como a pandemia interferiu nos modos de percepção e preparação do corpo na cena contemporânea da dança paulistana a partir das narrativas dos sujeitos envolvidos nesse contexto. A coleta de dados se deu a partir da escuta das narrativas de diretores e/ou representantes de duas companhias oficiais e 15 artistas/grupos/companhias/coletivos independentes da cidade de São Paulo. A partir do olhar fenomenológico, as narrativas sobre o que foi experienciado, vivido e sentido foram analisadas. A relevância desse estudo se encontra não só na atualidade do tema, mas também no fato de viabilizar e dar visibilidade às vozes dos próprios sujeitos que produziram dança contemporânea no período da pandemia de coronavírus. Além disso, o estudo pode colaborar para o entendimento dos temas que permeiam as pesquisas da área da dança – corpo, preparação física, preparação para a cena, modos de produção, leis de incentivo, editais de financiamento e plateia, termos que aparecerão no decorrer da pesquisa e que são fundamentais para a compreensão desse período e sua relação com a dança contemporânea. Dessa forma, ressaltamos a importância desse estudo que buscará contribuir não só para o aumento das reflexões e análises sobre o assunto, como também das referências sobre a Dança e a Educação Física
Abstract: Artists, managers, producers, and technicians have always sought alternatives of confrontation, resistance, survival and support models for the artistic and cultural sector. These people had, with the pandemic, the challenge of reinventing their forms of production, also dealing with the...
Abstract: Artists, managers, producers, and technicians have always sought alternatives of confrontation, resistance, survival and support models for the artistic and cultural sector. These people had, with the pandemic, the challenge of reinventing their forms of production, also dealing with the lack of physical presence imposed by the need for social distancing. This pandemic context has disrupted and mobilized other modes of perception and preparation of the body as well as of the contemporary dance scenario. To this end, I wanted to hear, through Narrative Interviews’ technique, the individuals who produced dance in this period and how they narrate and signify their experiences in relation to the dancing body in this very different and challenging scenario. Thus, the objective of this study is to analyze and document how the pandemic interfered in the ways of perception and preparation of the body in the contemporary dance scene in São Paulo, by analyzing the narratives of the individuals involved in this context. Data collection was carried out through listening to the narratives of directors and/or representatives of two official dance companies and 15 independent artists/groups/companies/collective in the city of São Paulo. The narratives about what was experienced, lived, and felt we analyzed from the phenomenological point of view. The relevance of this study lies not only in the theme current affairs, but also in the fact that it features the impressions and the voices of the people who produced contemporary dance in the period of the coronavirus pandemic. In addition, this study may contribute to the understanding of themes that permeate research in body dance, physical preparation for the scene, researches in the area of body dance, production methods, incentive laws, funding notices and spectators, terms that will appear in this research and that are fundamental for the understanding of this period and its influences on contemporary dance. In this way, we emphasize the importance of this study, which will seek to enrich reflection and analysis on the current subject, while increasing the number of references on Dance and Physical Education