Do cine-ensaio à literatura [recurso eletrônico] : os modos de subjetivação das narrativas de Agnès Varda e de Clarice Lispector
Ana Karla Batista Farias
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F225d
[From cine-essay to literature]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (155 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Francisco Elinaldo Teixeira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Esta dissertação se dedica a investigar os modos de subjetivação do filmes-ensaio As praias de Agnès (Agnès Varda, 2008) e do livro de inflexões ensaísticas Água viva (Clarice Lispector, 1973), já que a ruptura de formatos clássicos, a inscrição da subjetividade e o desvelar do pensamento...
Ver mais
Resumo: Esta dissertação se dedica a investigar os modos de subjetivação do filmes-ensaio As praias de Agnès (Agnès Varda, 2008) e do livro de inflexões ensaísticas Água viva (Clarice Lispector, 1973), já que a ruptura de formatos clássicos, a inscrição da subjetividade e o desvelar do pensamento rizomático (DELEUZE, 2017) das autoras sobre o processo de criação das obras, atendem as características estético-formais postuladas pelo ensaio como forma fílmica e literária. Com o intuito de averiguar os pontos convergentes e divergentes das narrativas em análise, questiona-se, sobretudo, os recursos dos processos de subjetivação como o gesto de carregar o corpo e a voz para dentro das obras por meio da enunciação em primeira pessoa, do fluxo de consciência, do monólogo interior, dos paratextos, como também através da recorrência aos próprios fragmentos de arquivo para evocar a memória. Sob a perspectiva ensaística (TEIXEIRA, 2015), nossas análises também levam em conta a importância do silêncio para a construção de uma linguagem própria que fosse capaz de contemplar a experiência feminina, excluída dos espaços públicos do cinema e literatura convencionais, como também as influências das águas e da abertura para a alteridade na construção dessa subjetividade em devir que não se fecha no eu. Constata-se que, apesar de estar em territórios distintos como o cinema e a literatura, estas artistas partem de experiências pessoais, sem contudo, reduzir-se ao si, dada a abertura para a alteridade, o trânsito entre o privado e público, o ato criativo ensaístico de escrever ou filmar questionando o objeto, bem como desconstruindo acepções tradicionais para criar mundos novos e caminhos outros
Ver menos
Abstract: This dissertation is dedicated to investigating the modes of subjectivation of the essay-films The beaches of Agnès (Agnès Varda, 2008) and the book of essayistic inflections Água viva (Clarice Lispector, 1973), since the rupture of classical formats, the inscription of the subjectivity...
Ver mais
Abstract: This dissertation is dedicated to investigating the modes of subjectivation of the essay-films The beaches of Agnès (Agnès Varda, 2008) and the book of essayistic inflections Água viva (Clarice Lispector, 1973), since the rupture of classical formats, the inscription of the subjectivity and the unveiling of the rhizomatic thinking (DELEUZE, 2017) of the authors about the creation process of the works, meet the aesthetic-formal characteristics postulated by the essay as a film and literary form. In order to investigate the converging and divergent points of the narratives under analysis, we question, above all, the resources of subjectivation processes such as the gesture of carrying the body and the voice into the works through the first person enunciation, the stream of consciousness, of the interior monologue, of the paratexts, as well as through the recourse to the archive fragments themselves to evoke the memory. From the essayistic perspective (TEIXEIRA, 2015), our analyzes also take into account the importance of silence for the construction of a language of its own that would be able to contemplate the female experience, excluded from the public spaces of conventional cinema and literature, as well as the influences of water and openness. for alterity in the construction of this subjectivity in becoming that is not closed in the self. It appears that, despite being in different territories such as cinema and literature, these artists start from personal experiences, without, however, reducing themselves to the self, given the opening to alterity, the transit between the private and the public, the creative essayistic act of writing or filming questioning the object, as well as deconstructing traditional meanings to create new worlds and other paths
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Do cine-ensaio à literatura [recurso eletrônico] : os modos de subjetivação das narrativas de Agnès Varda e de Clarice Lispector
Ana Karla Batista Farias
Do cine-ensaio à literatura [recurso eletrônico] : os modos de subjetivação das narrativas de Agnès Varda e de Clarice Lispector
Ana Karla Batista Farias