Uma plataforma educacional autoral para mapas mentais interativos [recurso eletrônico]
Luís Antônio Tavares
TESE
Português
T/UNICAMP T197p
[An authorial educational platform for interactive mind maps]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (155 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O mapa mental é um diagrama que representa conceitos ou ideias sobre um tema de interesse através de um formato gráfico que utiliza palavras, figuras, cores e ligações. É utilizado na educação para diferentes propósitos, como aprendizagem criativa, promoção do pensamento crítico, revisão e...
Ver mais
Resumo: O mapa mental é um diagrama que representa conceitos ou ideias sobre um tema de interesse através de um formato gráfico que utiliza palavras, figuras, cores e ligações. É utilizado na educação para diferentes propósitos, como aprendizagem criativa, promoção do pensamento crítico, revisão e leitura rápida, trabalho colaborativo e prática de metodologia ativa. A técnica é aplicada em diversas áreas do conhecimento, como economia, enfermagem, biologia, ciências, química, matemática, computação, engenharia e línguas. Nossa pesquisa apresenta um estudo exploratório transversal que levanta os benefícios do mapa mental e utiliza conceitos de mídia e interatividade para propor um formato aderente ao meio digital - o mapa mental interativo. Nesta concepção, o mapa mental disponibiliza conteúdos complementares modulares associados aos seus elementos e é formado por um conjunto de mídias diversificadas (textos, figuras, cores, vídeos e ligações). Os conteúdos modulares permitem uma navegação não linear sobre os tópicos estudados e promovem a sumarização dos conteúdos, evitando que os estudantes se sintam sobrecarregados por informações. A variedade de mídias possibilita o uso de estímulos diversificados que procuram atender estudantes com diferentes perfis de aprendizagem. Como forma de demonstrar o potencial da nossa concepção, desenvolvemos uma plataforma na qual professores e estudantes podem editar mapas mentais interativos usando recursos que permitem adicionar elementos, ligações, figuras, cores e conteúdos interativos complementares (textos e vídeos). A ferramenta oferece a possibilidade do autor usar modelos de mapas públicos e compartilhar os materiais didáticos elaborados com outros usuários. Também desenvolvemos um protótipo de agente pedagógico animado, que permite utilizar comandos de voz para tarefas de navegação dentro da ferramenta, criando um canal a mais para fomentar a interação do estudante e promover acessibilidade. A nossa ferramenta proporciona flexibilidade aos professores que podem utilizar os mapas mentais alinhados com seus roteiros de aula. O aspecto tecnológico, interativo e dinâmico da ferramenta favorece uma aprendizagem sintonizada com a realidade digital vivenciada pelos estudantes e promove vínculo. No decorrer do texto, procuramos ressaltar a versatilidade do mapa mental e as características da nossa concepção que favorecem a promoção de competências relevantes na sociedade digital
Ver menos
Abstract: A mind map is a diagram that represents concepts or ideas about a topic of interest through a graphical format that uses words, figures, colors, and connections. There are different applications for mind maps in education, such as creative learning, critical thinking, quick review and...
Ver mais
Abstract: A mind map is a diagram that represents concepts or ideas about a topic of interest through a graphical format that uses words, figures, colors, and connections. There are different applications for mind maps in education, such as creative learning, critical thinking, quick review and reading, collaborative work, and active methodology practice. The technique is applied in several areas of knowledge, such as economics, nursing, biology, science, chemistry, mathematics, computer science, engineering, and languages. Our research presents an exploratory transversal study that raises the benefits of the mind map and uses media and interactivity concepts to propose a format in line with the digital environment - the interactive mind map. In this conception, the mind map provides modular complementary content associated with its elements and displays a set of diversified media (texts, figures, colors, videos, and links). Modular contents allow non-linear navigation on the study topics and promote content summarization, preventing students from feeling overwhelmed by information. The variety of media enables the use of diversified stimuli that seek to meet students with different learning profiles. As a way of demonstrating the potential of our project, we have developed a platform on which teachers and students can edit interactive mind maps using resources that allow adding elements, links, figures, colors, and complementary interactive content (texts and videos). The tool offers public map models during editing and permits sharing of the didactic materials created. We also developed a prototype of an animated pedagogical agent, which allows the use of voice commands for navigation tasks within the tool, creating an extra channel to encourage student interaction and promote accessibility. Teachers have flexibility in our tool to use mind maps in line with their lesson scripts. The platform's technological, interactive, and dynamic aspects favor learning in tune with the digital reality experienced by students and promote student engagement. Throughout the text, we seek to emphasize the versatility of the mind map and the characteristics of our conception that favor relevant skills in the digital society
Ver menos
Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-
Orientador
Veraszto, Estéfano Vizconde, 1976-
Avaliador
Signoretti, Vlander Verdade, 1974-
Avaliador
Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-
Avaliador
Silva, Alexandre Fieno da
Avaliador
Uma plataforma educacional autoral para mapas mentais interativos [recurso eletrônico]
Luís Antônio Tavares
Uma plataforma educacional autoral para mapas mentais interativos [recurso eletrônico]
Luís Antônio Tavares