A politica da sala de aula
Josias Dias da Costa
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C823p
Campinas, SP : [s.n.], 1998.
139f.
Orientador: Jose Luiz Sigrist
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente texto consiste numa busca de esclarecimento aos fundamentos do que é ensinado na sala de aula. Essa busca se baseia nas seguintes questões: Por que a sala de aula? Qual é o sentido da ação daqueles que nela trabalham, quais são os paradoxos dessa ação e que conseqüências ela traz...
Ver mais
Resumo: O presente texto consiste numa busca de esclarecimento aos fundamentos do que é ensinado na sala de aula. Essa busca se baseia nas seguintes questões: Por que a sala de aula? Qual é o sentido da ação daqueles que nela trabalham, quais são os paradoxos dessa ação e que conseqüências ela traz para a sociedade? Os fundamentos histórico-filosóficos da educação são buscados na origem do ser humano e no seu desenvolvimento ao longo da história, quando as diferentes sociedades praticaram suas educações centradas nos valores e nas visão de homem que cada uma possuía. Com o surgimento do capitalismo, a sociedade chegou a tal complexidade que a burguesia, com novos valores e novas idéias, criou a sala de aula e transformou-a num elemento fundamental para a universalização de sua consciência. Mas o surgimento do proletariado enquanto classe social fez surgir também a necessidade de universalização de sua consciência revolucionária. De modo que as lutas pela conquista do espaço da sala de aula transformaram-se numa expressão importante das contradições que se manifestavam na sociedade como um todo. Nesse contexto conflitivo de lutas sociais, em que se inserem as lutas pela educação, é que surgem as diferentes teorias educacionais, umas produzidas por intelectuais da burguesia e outras por intelectuais comprometidos com os trabalhadores. Esses intelectuais, dos dois grupos citados, estão ligados direta ou indiretamente a grupos político-partidários que tentam arregimentar a classe trabalhadora, para reforçar, a partir da sala de aula, os interesses ideológicos ou revolucionários da classe que defendem
Ver menos
Abstract: This text is a search of clarification as to foundations of what is taught in the classroom. This search is based on the following questions: What is the function of the classroom; what is the meaning of the interaction of those working in the classroom; what is the meaning of the...
Ver mais
Abstract: This text is a search of clarification as to foundations of what is taught in the classroom. This search is based on the following questions: What is the function of the classroom; what is the meaning of the interaction of those working in the classroom; what is the meaning of the interaction of those working in the classroom? What are the paradoxes involved in this interaction, and what are some consequences it brings to society? The historical-philosophical grounds of education should be sought at the origin of mankind and in his development though the ages when different societies educate according to its proper values and vision of mano With the uprising of capitalism society has evolved in a degree of complexity that the bourgeoisie, with new valves and new ideas, create a classroom and transform it into the essential element of the universalization of its conscience. But with the coming of the proletariat, as a social class, also gives rise to the necessity of the universalization of its revolutionary conscience. In this manner the struggle to control the classroom becomes an important factor in the contradictions manifest in society at large. In this social struggle in which the struggle for education is inserted, difIerent educational theories arise: those produced by intellectuals of the bourgeoisie, and those by intellectuals in favor of the working class. Both are part of the difIerent political groups trying to recruit and defend, by way of the classroom, works to reinforce their or ideological and revolutionary interests
Ver menos
A politica da sala de aula
Josias Dias da Costa
A politica da sala de aula
Josias Dias da Costa
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra