"Voltando às raízes" [recurso eletrônico] : política, corpo e consumo na valorização dos cabelos cacheados e crespos
TESE
Português
T/UNICAMP B466v
["Back to the roots"]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (276 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Isadora Lins França
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Esta pesquisa tratou de investigar processos de subjetivação e produção de identidades relacionados a gênero, raça, política e estética, elegendo como recorte empírico o mercado de beleza voltado para cabelos crespos e cacheados e a produção de discursos que valorizam estes tipos de cabelos....
Resumo: Esta pesquisa tratou de investigar processos de subjetivação e produção de identidades relacionados a gênero, raça, política e estética, elegendo como recorte empírico o mercado de beleza voltado para cabelos crespos e cacheados e a produção de discursos que valorizam estes tipos de cabelos. Nos últimos anos, mulheres que se identificam como crespas e cacheadas estão abandonando os alisamentos e engajando-se na experiência da transição capilar, voltando aos seus cabelos naturais. Nas redes sociais, proliferam grupos no Facebook, canais no Youtube e perfis no Instagram dedicados ao assunto. Marcas de cosméticos têm investido maciçamente em novos produtos para cabelos crespos e cacheados e muitos cabeleireiros têm buscado cursos específicos voltados para o tratamento destes cabelos. Neste cenário, a relação tensa e complexa entre mercado e política é reforçada, pois os cabelos naturais levantam debates sobre racismo, ancestralidade, empoderamento, representatividade e padrões de beleza. A investigação teve como base o trabalho de campo realizado em espaços online e offline, seguindo os trânsitos das interlocutoras e as relações entre marcas, consumidoras, profissionais da beleza, influenciadoras digitais e ativistas do cabelo natural
Abstract: This research investigated processes of subjectivation and production of identities related to gender, race, politics and aesthetics, choosing as an empirical focus the beauty market focused on curly and kinky hair and the production of discourses that value these types of hair. In recent...
Abstract: This research investigated processes of subjectivation and production of identities related to gender, race, politics and aesthetics, choosing as an empirical focus the beauty market focused on curly and kinky hair and the production of discourses that value these types of hair. In recent years, women who identify as "crespas" (people who have kinky hair) and "cacheadas" (people who have curly hair) are abandoning the straightening methods and engaging themselves in the hair transition experience, returning to their natural hair. In social networks as Facebook, Youtube and Instagram, groups, channels and profiles dedicated to the subject are growing. Cosmetic brands have been investing massively in new products for curly and kinky hair and many hairdressers have been looking for specific courses that teach how to treat these types of hair. In this scenario, the tense and complex relation between market and politics is reinforced, as natural hair raises debates about racism, ancestry, empowerment, representation and beauty standards. The investigation was based on fieldwork carried out in online and offline spaces, following the conversations of the interlocutors and the relations between brands, consumers, beauty professionals, digital influencers and natural hair activists
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