Pedagogia e educação musical [recurso eletrônico] : possibilidades e desafios de uma educação musical democrática e emancipatória
Cecília Melo da Silva
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP Si38p
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (44 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Nima Imaculada Spigolon
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta como tema a pedagogia em interface com a música. Sua caracterização se dá por meio da escrita narrativa acerca de experiências no campo do trabalho profissional como professora de música e nas experiências da realização dos estágios...
Ver mais
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta como tema a pedagogia em interface com a música. Sua caracterização se dá por meio da escrita narrativa acerca de experiências no campo do trabalho profissional como professora de música e nas experiências da realização dos estágios durante o curso de Pedagogia. A metodologia fundamenta-se nos aportes da abordagem qualitativa instrumentalizada por meio da epistolografia em diálogo com a perspectiva decolonial. As subjetividades não comprometem as objetividades da pesquisa que considera a arte e a música como processos de uma educação emancipatória atravessados pelas relações estabelecidas durante o curso, os desafios de uma educação musical e as demais dinâmicas da vida: o trabalho, a família, os conflitos existenciais. O texto flui no formato de cartas, em escrita corrida, coerente e concisa, sem intervalos de títulos e subtítulos, esquiva-se de divisões por capítulos e aponta as decisões teórico-metodológicas ancoradas no conjunto de autores referenciados. Para concluir, o trabalho problematiza de que formas o pensamento pedagógico de Paulo Freire contribui para a elaboração de uma proposta de ensino-aprendizagem e propõe uma pedagogia democrática e emancipatória no campo da educação musical.
Ver menos
ABstract: The present Course Completion Work (TCC) has as its theme the pedagogy in interface with music. Its characterization takes place through narrative writing about experiences in the field of professional work as a music teacher and in the experiences of carrying out internships during the...
Ver mais
ABstract: The present Course Completion Work (TCC) has as its theme the pedagogy in interface with music. Its characterization takes place through narrative writing about experiences in the field of professional work as a music teacher and in the experiences of carrying out internships during the Pedagogy course. The methodology is based on the contributions of the qualitative approach instrumentalized through epistolography in dialogue with the decolonial perspective. The subjectivities do not compromise the objectivities of the research that considers art and music as processes of an emancipatory education crossed by the relationships established during the course, the challenges of a musical education and the other dynamics of life: work, family, conflicts existential. The text flows in the form of letters, in running, coherent and concise writing, without gaps in titles and subtitles, avoids divisions by chapters and points out the theoretical-methodological
decisions anchored in the set of referenced authors. To conclude, the work discusses the ways in which Paulo Freire's pedagogical thinking contributes to the elaboration of a teaching-learning proposal and proposes a democratic and emancipatory pedagogy in the field of music education. Ver menos
decisions anchored in the set of referenced authors. To conclude, the work discusses the ways in which Paulo Freire's pedagogical thinking contributes to the elaboration of a teaching-learning proposal and proposes a democratic and emancipatory pedagogy in the field of music education. Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Pedagogia e educação musical [recurso eletrônico] : possibilidades e desafios de uma educação musical democrática e emancipatória
Cecília Melo da Silva
Pedagogia e educação musical [recurso eletrônico] : possibilidades e desafios de uma educação musical democrática e emancipatória
Cecília Melo da Silva