O lugar das ciências biológicas na história da Educação Física brasileira, do século XIX ao anos 1930 [recurso eletrônico] : uma revisão de literatura
Guilherme Brito da Silva
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP Si38L
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (31 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Guilherme Brito da Silva. Edivaldo Góis Junior
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A presente pesquisa buscou compreender o lugar das disciplinas biológicas ao longo dos anos no processo de inserção e formação do curso de Educação Física. A escrita foi estruturada através de uma revisão narrativa, sustentada por autores da história da Educação Física como Carmen Lucia...
Ver mais
Resumo: A presente pesquisa buscou compreender o lugar das disciplinas biológicas ao longo dos anos no processo de inserção e formação do curso de Educação Física. A escrita foi estruturada através de uma revisão narrativa, sustentada por autores da história da Educação Física como Carmen Lucia Soares, Edivaldo Góis Junior, Victor Andrade de Melo, Hugo Rodolfo Lovisolo, Valter Bracht, entre outros autores. Com um recorte temporal específico, buscou-se a partir do século XIX avaliar como o discurso pautado sobre os saberes biológicos influenciou no desenvolvimento da Educação Física e posteriormente dos primeiros cursos de formação em nível superior de Educação Física, por volta da década de 1930. A periodização foi realizada avaliando dois momentos específicos: num primeiro momento, foi avaliado a passagem do século XIX para o XX e os primeiros desdobramentos que deram ênfase sobre o ato de movimentar-se, justificados por pensamentos e discursos médicos e higienistas, com aplicação dos ensinamentos ginásticos nas escolas brasileiras; e em um segundo momento, caracterizando o processo de desenvolvimento dos primeiros cursos de nível superior em Educação Física, destacando a presença dos saberes biológicos durante todo processo
Ver menos
Abstract: This research sought to understand the placement of biological disciplines over the years in the process of insertion and forma..on of the Physical Education graduation course. The writing was structured through a narrative review, supported by authors of the history of Physical Education...
Ver mais
Abstract: This research sought to understand the placement of biological disciplines over the years in the process of insertion and forma..on of the Physical Education graduation course. The writing was structured through a narrative review, supported by authors of the history of Physical Education such as Carmen Lucia Soares, Edivaldo Góis Junior, Victor Andrade de Melo, Hugo Rodolfo Lovisolo, Valter Bracht, among other authors. With a specific time frame, from the 19th century on how the discourse based on biological knowledge influenced the development of Physical Education and later the first higher education course in Physical Education, around the 1930s. The periodization was carried out evaluating two specific moments: at first, the passage from the 19th to the 20th century was evaluated and the first developments that emphasized the act of moving, justified by medical and hygienist thoughts and discourses, with applica..on of gymnastic methods in Brazilian schools; and in a second moment, characterizing the development process of the first higher education courses in Physical Education, highlighting the presence of biological knowledge throughout
the process Ver menos
the process Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
O lugar das ciências biológicas na história da Educação Física brasileira, do século XIX ao anos 1930 [recurso eletrônico] : uma revisão de literatura
Guilherme Brito da Silva
O lugar das ciências biológicas na história da Educação Física brasileira, do século XIX ao anos 1930 [recurso eletrônico] : uma revisão de literatura
Guilherme Brito da Silva