Educação estetico-ambiental e fenomenologia : problemas filosoficos da educação estetico-ambiental na modernidade
Ana Patricia Noguera de Echeverri
TESE
Português
T/UNICAMP N689e
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
329f.
Orientadores: Guillermo Hoyos Vasquez, Newton Aquiles von Zuben
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Eduacação
Resumo: Educação estético-ambiental e fenomenologia : problemas filosóficos da Educação estético-ambiental na modernidade. Problema central.Influência do reducionismo cientificista na educação moderna a qual implicou numa concepção redutiva do mundo, visto somente como objeto de conhecimento...
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Resumo: Educação estético-ambiental e fenomenologia : problemas filosóficos da Educação estético-ambiental na modernidade. Problema central.Influência do reducionismo cientificista na educação moderna a qual implicou numa concepção redutiva do mundo, visto somente como objeto de conhecimento racional, e do ser humano, visto só como sujeito racional. Este reducionismo influenciou uma concepção raciona lista da educação e da pedagogia e, a negação permanente na escola moderna de dois aspectos fundamentais: o mundo de vida e o corpo como lugares de relação e de construção cultural. Síntese.A reflexão fenomenológica e hermenêutica que se faz desta problemática, leva a autora desta tese, a construção de uma proposta teórico-metodológica de educação estético-ambiental a partir da compreensão da cultura como a natureza humana, do mundo de vida como o a prior i ambiental de toda forma cultural assim como, da crise da cultura moderna produzida pela cisão entre mundo de vida cotidiana e conhecimento racional e pela cisão entre ciência} moral e arte, para finalidades de domínio de uma racionalidade interessada e centrada em um sujeito histórico como é Europa. Esta compreensão expressa-se na experiência concreta do ensino da História da arte e da arquitetura europeus, especificamente modernos, experiência através da qual, se pode apreciar como é possível trabalhar de maneira integral, crítica, interdisciplinaria e de forma complexa uma série de conteúdos que tenham 'sentido e significado para os atores da relação pedagógica, A estetização destes conteúdos através de um processo complexo de sensibilização e a compreensão de seu contexto permitem compreender e interpretar a obra de arte não só desde a racionalidade mas principalmente desde uma vitalidade emotiva e afetiva que permitem uma apropriação da própria obra
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