Desenvolvimento afetivo de crianças pre-escolares em classe de periodo integral e parcial
Elizabeth Accioly Alessandrini
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP AL25d
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
167f. : il.
Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho tem como objetivo comparar o desenvolvimento afetivo das crianças pré-escolares de classes de período integral com o apresentado pelas crianças frequentadoras de classes de período parcial.
Esta pesquisa se baseou teorica e experimentalmente nas concepções piagetianas sobre a... Ver mais Resumo: Este trabalho tem como objetivo comparar o desenvolvimento afetivo das crianças pré-escolares de classes de período integral com o apresentado pelas crianças frequentadoras de classes de período parcial.
Esta pesquisa se baseou teorica e experimentalmente nas concepções piagetianas sobre a afetividade e as constantes do Programa de Educação PréEscolar e de 10 Grau ( PROEPRE). A amostra pesquisada foi constituída de 38 sujeitos e suas respectivas professoras de seis turmas de pré-escola da rede pública municipal de Paulínia-S.P. Foram utilizados como procedimentos metodológicos: 1- para os sujeitos: a técnica de entrevista, baseada no Método Clínico de Jean Piaget, em que as questões versaram sobre os sentimentos interindividuais de simpatias e antipatias, os primeiros sentimentos morais e o bem-estar na escola e atividade de expressão gráfica (desenho); 2- para as professoras: aplicação de roteiros de avaliação e questionários. Os resultados demonstraram que os níveis de desenvolvimento afetivo apresentados pelas crianças das classes de período integral são qualitativamente diferentes dos apresentados pelas crianças de turmas de período parcial Ver menos
Esta pesquisa se baseou teorica e experimentalmente nas concepções piagetianas sobre a... Ver mais Resumo: Este trabalho tem como objetivo comparar o desenvolvimento afetivo das crianças pré-escolares de classes de período integral com o apresentado pelas crianças frequentadoras de classes de período parcial.
Esta pesquisa se baseou teorica e experimentalmente nas concepções piagetianas sobre a afetividade e as constantes do Programa de Educação PréEscolar e de 10 Grau ( PROEPRE). A amostra pesquisada foi constituída de 38 sujeitos e suas respectivas professoras de seis turmas de pré-escola da rede pública municipal de Paulínia-S.P. Foram utilizados como procedimentos metodológicos: 1- para os sujeitos: a técnica de entrevista, baseada no Método Clínico de Jean Piaget, em que as questões versaram sobre os sentimentos interindividuais de simpatias e antipatias, os primeiros sentimentos morais e o bem-estar na escola e atividade de expressão gráfica (desenho); 2- para as professoras: aplicação de roteiros de avaliação e questionários. Os resultados demonstraram que os níveis de desenvolvimento afetivo apresentados pelas crianças das classes de período integral são qualitativamente diferentes dos apresentados pelas crianças de turmas de período parcial Ver menos
Abstract: The aim of this work is to compare the affective development of pre-school children enrolled in full-time classes and the ones in part-time classes.This research was theoretical and experimentally based on the piagetian conceptions about affectivity as well as the Infantile Teaching and...
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Abstract: The aim of this work is to compare the affective development of pre-school children enrolled in full-time classes and the ones in part-time classes.This research was theoretical and experimentally based on the piagetian conceptions about affectivity as well as the Infantile Teaching and 1st Grade Programme (PROEPRE). Thirty-eight subjects and their teachers from six classes from a pre-school of the municipal teaching system from Paulinia -8. P., took part of this research. The methodological procedures used were: 1- with subjects: an interview based on the Clinical Method of Jean Piaget. The questions were about the interindividual feelings of likings and dislikings, the first moral feelings and the wellfare in school; a grafic representation activity (drawing); 2- with teachers: application of a schedule of evaluation and questionaries. The results showed that the affective development levels of children enrolled in full-time classes are qualitativelly different from the ones in part-time classes
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Desenvolvimento afetivo de crianças pre-escolares em classe de periodo integral e parcial
Elizabeth Accioly Alessandrini
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