Raizes historicas do ensino secundario publico na provincia do Grão-Para : o Liceu Paraense 1840-1889
Maria do Perpetuo Socorro Gomes de Souza A. de Franca
DISSERTAÇÃO
or
T/UNICAMP F844r
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
165f.
Orientador: Maria Elizabete Sampaio Prado Xavier
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho tem como propósito investigar o processo de criação e desenvolvimento do ensino secundário público na Província do Grão-Pará, na segunda metade do século XIX, através do estudo do Liceu Paraense, único estabelecimento público de instrução secundária da Província. O...
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Resumo: O presente trabalho tem como propósito investigar o processo de criação e desenvolvimento do ensino secundário público na Província do Grão-Pará, na segunda metade do século XIX, através do estudo do Liceu Paraense, único estabelecimento público de instrução secundária da Província. O período de que nos ocupamos foi marcado, em nível nacional e regional, por um contexto sócio-político e econômico dominado por interesses de uma oligarquia de grandes proprietários rurais, comerciantes e traficantes de escravos. Nas décadas finais do Império, essa sociedade sofreu mudanças estruturais que apontavam para a constituição de um novo contexto econômico-social sustentado no trabalho assalariado e no avanço do capitalismo. Nesse período, o sistema público de instrução no país já se organizara, voltando-se quase que exclusivamente para o ensino das elites. Nossa preocupação foi reconstituir a história da educação regional, articulando-a ao contexto político e educacional nacional. Para compreender as condições objetivas que determinaram a criação do Liceu, e que condicionaram o seu desenvolvimento no Grão-Pará, buscamos inicialmente reconstituir alguns marcos históricos da sociedade brasileira na segunda metade do século XIX, bem como a constituição do ensino brasileiro no período. A partir daí foi possível examinar os estudos ministrados pelo Liceu Paraense, e entender que a sua "decadência" resultou, antes de mais nada, da política educacional nacional, que condenava os Liceus Provinciais ao fracasso
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