Trajetórias improváveis [recurso eletrônico] : a inserção ao mundo do trabalho para jovens de um cursinho comunitário da periferia
TESE
Português
T/UNICAMP R354t
[Improbable trajectories]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (235 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Márcia de Paula Leite
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Esta tese diz respeito a uma análise da história social da vida de alunos com trajetórias improváveis. A partir da teoria de Pierre Bourdieu buscamos compreender como os ex-alunos de pré-vestibular comunitário da periferia da Grande São Paulo e egressos de graduações advindos de uma condição...
Resumo: Esta tese diz respeito a uma análise da história social da vida de alunos com trajetórias improváveis. A partir da teoria de Pierre Bourdieu buscamos compreender como os ex-alunos de pré-vestibular comunitário da periferia da Grande São Paulo e egressos de graduações advindos de uma condição de desfavorecimento socioeconômico podem ou não superar os entraves impostos a partir do capital simbólico, que eles não detêm, como a superação ocorre, se de fato ela ocorre, sobretudo em relação a inserção no mercado de trabalho a estes ex-alunos que demonstram ser trajetórias improváveis. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de depoimentos com entrevistas semiestruturadas, para tanto ouvi, sete egressos e três alunos do último ano de suas graduações, retornando a ouvi-los depois de formados, sendo sete homens e três mulheres, além dos membros fundadores do Cursinho Comunitário Pimentas. Esta tese foi realizada sob a perspectiva da teoria desenvolvida pelo sociólogo Pierre Bourdieu, com isso é fundamental conhecer o conceito de Capital Simbólico, que se caracteriza pelo reconhecimento que um agente social detém a partir da posse do conjunto de outros capitais. Compondo o Capital Simbólico estão o capital econômico, capital social e capital cultural que se desdobram na existência do habitus, que é estruturante e estruturado em um determinado campo social que, por sua vez, é sempre um campo de lutas de classes. Estes conceitos são trabalhados ao longo da tese, o que nos permite junto com os depoimentos confirmar nossa hipótese inicial, que a posse do capital simbólico é primordial para alcançar o sucesso no mundo do trabalho, assim como as trajetórias improváveis são mais frequentes quando os jovens se direcionam para o setor público por meio de concursos. Os jovens presentes nesta pesquisa demonstram ter trajetórias improváveis justamente porque conseguiram mudar seus "destinos" que seriam de mão-de-obra barata e pouca consciência de suas condições sociais, para cidadãos com comprometimento com a comunidade/sociedade e qualificação para o trabalho de modo que tiveram suas condições socioeconômica transformadas significativamente para melhor. Sendo assim, trata-se de uma análise sobre como as formas simbólicas dominantes na sociedade capitalista contemporânea podem orientar as expectativas da juventude e suas trajetórias de formação, reproduzindo ou resistindo aos caminhos pré-estabelecidos pela condição de origem. Dessa forma, esta pesquisa buscou, por meio dos depoimentos destes ex-alunos do Cursinho Comunitário Pimentas, compreender suas relações com os capitais mencionados, e quais as influências do CCP na formação destes alunos
Abstract: This thesis concerns an analysis of the social history of the lives of students with improbable trajectories. Based on Pierre Bourdieu's theory, we seek to understand how former community college entrance exam students from the periphery of Greater São Paulo and graduates from a...
Abstract: This thesis concerns an analysis of the social history of the lives of students with improbable trajectories. Based on Pierre Bourdieu's theory, we seek to understand how former community college entrance exam students from the periphery of Greater São Paulo and graduates from a socioeconomic disadvantaged condition may or may not overcome the obstacles imposed by symbolic capital, which they do not detain, as the overcoming occurs, if in fact it occurs, especially in relation to the insertion in the labor market of these ex-students who prove to be unlikely trajectories. This research was developed from testimonies with semi-structured interviews, for which I heard seven graduates and three students from the last year of their graduations, returning to hear them after graduation, seven men and three women, in addition to the founding members of the Cursinho Comunitário Pimentas. This thesis was carried out under the perspective of the theory developed by the sociologist Pierre Bourdieu, thus it is essential to know the concept of Symbolic Capital, which is characterized by the recognition that a social agent has from the possession of a set of other capitals. Composing Symbolic Capital are economic capital, social capital and cultural capital that unfold in the existence of the habitus, which is structuring and structured in a particular social field which, in turn, is always a field of class struggles. These concepts are worked on throughout the thesis, which allows us, together with the testimonies, to confirm our initial hypothesis, that the possession of symbolic capital is essential to achieve success in the world of work, as well as unlikely trajectories are more frequent when young people target the public sector through competitions. The young people present in this research demonstrate unlikely trajectories precisely because they managed to change their "destinies" from cheap labor and little awareness of their social conditions, to citizens with commitment to the community/society and qualification for work in a way who had their socioeconomic conditions significantly changed for the better. Thus, it is an analysis of how the dominant symbolic forms in contemporary capitalist society can guide the expectations of youth and their educational trajectories, reproducing or resisting the paths pre-established by their condition of origin. Thus, this research sought, through the testimonies of these former students of the Cursinho Comunitário Pimentas, to understand their relationships with the aforementioned capitals, and what are the influences of CCP in the training of these students
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