O leitor e a banca de revistas : o caso da Editora Abril
Maria Celeste Mira
TESE
Português
T/UNICAMP M67L
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
359f.
Orientador: Renato Ortiz
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: Este trabalho procura reconstituir a história das revistas no Brasil em suas relações com o mercado e os leitores. Para tanto, retoma-se, em traços mais gerais, o período que vai do século XIX a 1950 e, a partir daí, detém-se nas publicações da Editora Abril e de sua coligada, Editora Azul....
Ver mais
Resumo: Este trabalho procura reconstituir a história das revistas no Brasil em suas relações com o mercado e os leitores. Para tanto, retoma-se, em traços mais gerais, o período que vai do século XIX a 1950 e, a partir daí, detém-se nas publicações da Editora Abril e de sua coligada, Editora Azul. Duas questões teóricas recortam todo o estudo: a globalização e a segmentação. Em relação à primeira, busca-se descobrir a origem e os caminhos pelos quais certos modelos de revistas chegaram e se adaptaram ao mercado e às condições de vida dos leitores brasileiros. No tocante à segunda, cujo objetivo é compreender a enorme diversidade dos produtos e dos públicos, procura-se distinguir e, ao mesmo tempo, entrelaçar os fatores que direcionaram o processo de segmentação no período estudado: o gênero, a geração e a classe social, sendo que o primeiro deles, de especial relevância no meio revista, constitui um terceiro eixo teórico a partir do qual o texto final pode ser lido.
Ver menos
Abstract: Not informed.
Ortiz, Renato, 1947-
Orientador
Ianni, Octávio, 1926-2004
Avaliador
Ramos, José Mario Ortiz, 1950-2012
Avaliador
Borelli, Silvia Helena Simões
Avaliador
Arruda, Maria Arminda do Nascimento
Avaliador
O leitor e a banca de revistas : o caso da Editora Abril
Maria Celeste Mira
O leitor e a banca de revistas : o caso da Editora Abril
Maria Celeste Mira
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra