O sinal de Deus na cartografia critica de Murilo Mendes
Alda Maria Quadros do Couto
TESE
Português
T/UNICAMP C837s
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
2v.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Dantas
Observação: Faltam as páginas 252 a 257
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Os traços religiosos, peculiares à criação poética de Murilo Mendes, na caracterização da crítica à pintura, em crônicas publicadas no Rio de Janeiro e na correspondência com a pintora sul-matogrossense Lídia Baís, apresentada como um episódio precursor do exercício crítico do poeta mineiro....
Ver mais
Resumo: Os traços religiosos, peculiares à criação poética de Murilo Mendes, na caracterização da crítica à pintura, em crônicas publicadas no Rio de Janeiro e na correspondência com a pintora sul-matogrossense Lídia Baís, apresentada como um episódio precursor do exercício crítico do poeta mineiro. A tese demonstra que o projeto cultural pessoal de Murilo Mendes, compartilhado com outros artistas como Ismael Nery e Jorge de Lima, comporta concepções que partem dos arquétipos bíblicos e dos dogmas católicos que, reelaborados na poesia, são transformados em princípios de exercício crítico e alcançam a tipificação de aposto lado e de messianismo artístico. Os traços religiosos, identificados a partir de poemas dos livros O Sinal de Deus e Tempo e Eternidade, também são encontrados no tratamento da literatura e da música, sempre nos textos críticos de Murilo Mendes. O essencialismo religioso, de que o poeta mineiro foi um dos idealizadores, é visto como um dos nexos para a compreensão da pintura e do projeto artístico-existencial de Lídia Baís, em decorrência do seu breve convívio com Ismael Nery e Murilo Mendes. Trata-se de demonstrar, por procedimento descritivo e estudo de caso, as relações e as diferenciações entre projetos culturais individualistas e universalizantes, que fundem modelos tradicionais e vanguardas européias, no Brasil das décadas de trinta e quarenta.
Ver menos
Abstract: The religious aspects, peculiar to Murilo Mendes' poetical creation, are also characteristics which can be found in his critics about painting, in chronicles published in Rio de Janeiro and in the correspondence with a painter from Mato Grosso do Sul (Middle -Western region of Brazil )...
Ver mais
Abstract: The religious aspects, peculiar to Murilo Mendes' poetical creation, are also characteristics which can be found in his critics about painting, in chronicles published in Rio de Janeiro and in the correspondence with a painter from Mato Grosso do Sul (Middle -Western region of Brazil ) called Lídia Baís, here presented as a precursory episode of the critical exercise of the Mineiran poet. The thesis wants to prove that .Murilo Mendes' cultural project, shared with other artists, like Ismael Nery and Jorge de Lima, contains conceptions based on biblical archetypes and Catholic tenets, re-elaborated in poetry. The religious aspects, observed in poems from Murilo Mendes' books O sinal de Deus ( Sign of God) and Tempo e eternidade (Time and Eternity), can also be found in the M. Mendes' critica I treatment of literature and music. The religious essentialism, idealised by Murilo and other artists, is noticed as one of the flexus necessary to the understanding of Lídia Baís' . painting and artistic project, resufts. from a brief acquaintance with Ismael Nery and Murilo Mendes. This- work will demonstrate, by descriptive proceeding and studying a Cqse, the relations and the differentiations among individual and collective cultural projects, that "mix" traditional models and European vanguard, in Brazil in 1930/40.
Ver menos
Ver menos
O sinal de Deus na cartografia critica de Murilo Mendes
Alda Maria Quadros do Couto
O sinal de Deus na cartografia critica de Murilo Mendes
Alda Maria Quadros do Couto
Exemplares
Nº de exemplares: 4
Não existem reservas para esta obra