O efeito de atividades de execução, composição e apreciação musical sobre a percepção de timbres
ARTIGO
Português
[The effect of activities of musical execution, composition and listening on timbre perception]
Este trabalho teve como objetivo geral investigar o efeito da aprendizagem musical sobre a percepção de timbres. Mais especificamente, o que se buscou foi investigar o efeito que a realização de atividades de execução, apreciação e composição musical teria sobre essa percepção. Neste trabalho foi...
Este trabalho teve como objetivo geral investigar o efeito da aprendizagem musical sobre a percepção de timbres. Mais especificamente, o que se buscou foi investigar o efeito que a realização de atividades de execução, apreciação e composição musical teria sobre essa percepção. Neste trabalho foi realizado um estudo experimental envolvendo 51 crianças de 6 a 9 anos de idade. Os participantes do estudo foram divididos em um grupo contro-le e três grupos experimentais. Todos os grupos foram submetidos a um teste de percepção de timbres. Cada um dos grupos experimentais realizou, antes do teste, uma atividade musical focada na execução, ou na composição ou na apreciação musical. O grupo controle não realizou nenhuma atividade. Os resultados observados aponta-ram para a existência de uma diferença significativa entre o desempenho dos grupos experimentais e do grupo controle, comprovando assim a hipótese levantada incialmente de que a educação musical favoreceria a percep-ção de timbres
This paper aims to investigate the effect of musical learning on timbre perception. More specifically, it aims to investigate the effect of the musical activities of execution, listening and composition on timbre perception. in this work was realized an experimental study with 51 six and...
This paper aims to investigate the effect of musical learning on timbre perception. More specifically, it aims to investigate the effect of the musical activities of execution, listening and composition on timbre perception. in this work was realized an experimental study with 51 six and nine-years-old children. The participants were divided in one control group and three experimental groups. All groups were submitted to a timbre perception test. Each experimental group did, before the test, a musical activity focused in performance, or appreciation or composition. The control group did no musical activity. The results observed show the existence of a significant difference between the performance of the control and experimental groups, proving the hypothesis initially presented that musical education could affect timbre perception
Aberto
O efeito de atividades de execução, composição e apreciação musical sobre a percepção de timbres
O efeito de atividades de execução, composição e apreciação musical sobre a percepção de timbres
Fontes
Música hodie Vol. 14, no. 1 (2014), p. 159-170 |