Antropologia, imagens e arte : um percurso reflexivo a partir de Georges Didi-Huberman
ARTIGO
Português
[Anthropology, pictures and arts: a reflective journey based on Georges Didi-Huberman]
As fronteiras entre historia da arte, imagens e antropologia foram felizmente abaladas no decorrer das duas últimas décadas. Na virada cognitiva visual da qual participamos, essas ciências – Antropologia e Historia da Arte – outrora distintas, vão redescobrindo a natureza e os horizontes de seus...
As fronteiras entre historia da arte, imagens e antropologia foram felizmente abaladas no decorrer das duas últimas décadas. Na virada cognitiva visual da qual participamos, essas ciências – Antropologia e Historia da Arte – outrora distintas, vão redescobrindo a natureza e os horizontes de seus próprios começos. Neste ensaio, o autor retraça algumas das etapas de sua própria descoberta e exploração das relações entre antropologia, imagens e arte, remetendo às importantes contribuições de Gregory Bateson, Claude Lévi-Strauss, Alfred Gell, Hans Belting, William J.T.Mitchell. Abre, em seguida, um novo espaço crítico, que conduz à obra humanistica de Georges Didi-Huberman, quando, na linhagem de Aby Warburg e de Walter Benjamin, esse filósofo e historiador da arte trata de situar as imagens e o saber visual como sendo um campo privilegiado de questionamentos sobre nossa história, apelos e gritos para tomar posição em nome do porvir de nosso planeta
The boundaries between art history, pictures, anthropology were shaken over the past two decades. During the visual cognitive turn of which we are part, these sciences - Anthropology and Art History - formerly distinct, rediscovered the nature and the horizons of their own beginnings. In this essay,...
The boundaries between art history, pictures, anthropology were shaken over the past two decades. During the visual cognitive turn of which we are part, these sciences - Anthropology and Art History - formerly distinct, rediscovered the nature and the horizons of their own beginnings. In this essay, the author outlines some of the steps of his own discovery and exploration of the relationship between anthropology, arts and images, referring to the important contributions of Gregory Bateson, Claude Lévi-Strauss, Alfred Gell, Hans Belting and William J.T. Mitchell. Finally, the author opens a new critical terrain, which leads to the humanistic work of Georges Didi-Huberman. This philosopher and art historian, following Aby Warburg and Walter Benjamin, situates images and visual knowledge as a privileged field of inquiry about our history
Aberto
DOI: https://doi.org/10.4000/cadernosaa.391
Texto completo: https://journals.openedition.org/cadernosaa/391
Antropologia, imagens e arte : um percurso reflexivo a partir de Georges Didi-Huberman
Antropologia, imagens e arte : um percurso reflexivo a partir de Georges Didi-Huberman
Fontes
Cadernos de arte e antropologia Vol. 3, no. 2 (2014), p. 47-55 |